Deputado propõe criação de programa para apadrinhamento afetivo de idosos

Segundo Roberto Carlos (PV), a iniciativa visa ‘reintegração social através da convivência e relacionamento em um nível mais pessoal’ com ‘adotante’

Em projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Roberto Carlos (PV) propôs a criação do Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos. A iniciativa visa promover o acolhimento desta população junto às entidades assistenciais.

Entre as medidas previstas no PL estão o apadrinhamento social de idosos em finais de semana, feriados e datas comemorativas; a inserção e o convívio social dos idosos que residem em instituições; divulgação junto à sociedade civil e ao poder público da realidade vivida por idosos que passam por abandono dos familiares; além da viabilização e incentivo à vivência das pessoas idosas fora das instituições em que moram, de modo a proporcionar atenção, afeto e cuidados com a saúde.

“Tem-se um aumento na demanda de cuidado e uma redução na oferta de cuidadores. Diante desse aumento no número de idosos e da longevidade da população, somadas às dificuldades socioeconômicas e culturais que envolvem os idosos e seus familiares ou cuidadores, cresce a demanda por instituições de longa permanência para idosos”, destacou o deputado na justificativa da proposta, que também prevê a exigência da concordância expressa da entidade e do idoso quanto ao apadrinhamento pretendido.

“Pesquisas apontam que 35% da população idosa do Brasil sofre de depressão. Isolamento, diminuição do apetite e apatia são alguns dos sintomas dessa doença que, na terceira idade, tem como causas o abandono familiar, as limitações típicas da idade, perda de entes queridos, afastamento dos filhos e netos de casa – o que é chamado de ‘síndrome do ninho vazio’. Esse programa visa resgatar e proporcionar ao idoso a reintegração social através da convivência e relacionamento em um nível mais pessoal com o amigo ‘adotante’, especialmente no caso do abrigado que não possui familiares ou que não recebe visitas”, defendeu o parlamentar.

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *