Em Juazeiro (BA), A Secretaria de Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira uma série de atividades para a Semana Municipal de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose. A programação, que será encerrada sexta-feira (31), inclui ações educativas para profissionais da assistência primária e busca ativa de pessoas com sintomas.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Paula Teles Vasconcelos, explica que a tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. “Apesar de ser uma doença evitável e curável, todos os dias, no mundo, mais de 4 mil pessoas morrem da doença e cerca de 30 mil adoecem, gerando consequências sociais e econômicas. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 24 de março como o Dia Mundial da Tuberculose, para conscientizar e intensificar os esforços com o intuito de acabar com essa epidemia global“, comenta.
O setor de Vigilância Epidemiológica organizou uma programação para envolver os profissionais de saúde, agentes públicos e instituições de ensino na perspectiva de reforçar a necessidade de se controlar essa doença em Juazeiro. Durante a semana acontecerão atividades educativas nas Unidades de Atenção Básica (UBSs), reuniões científicas, debates e palestras para atualização dos profissionais sobre a doença. As equipes de agentes de saúde também farão buscas ativas de sintomáticos junto à comunidade.
Sobre a Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos ou sistemas do corpo. O sintoma mais comum da tuberculose pulmonar é a tosse seca ou produtiva (com catarro). A tosse também é a principal forma de transmissão da doença que se dá pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento.
Outros sintomas da doença são: tosse por 3 semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
Tratamento
As pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar a UBS mais próxima para passar por avaliação médica. Caso exista a suspeita de tuberculose, o paciente será encaminhado para o Lacen para realizar o teste de baciloscopia do escarro. A partir da confirmação da infecção, o setor de Vigilância Epidemiológica disponibilizará a medicação na UBS de referência do paciente, que deverá procurar a unidade mensalmente para tomar a dose supervisionada do medicamento. A tuberculose tem cura quando o tratamento é realizado de forma adequada e sem interrupção durante seis meses.