Assim que as mulheres descobrem que estão gerando uma vida, a primeira atitude deve ser buscar o acompanhamento do pré-natal. Este é o primeiro passo para uma gestação saudável e o serviço é ofertado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
As equipes de saúde da família que realizam o atendimento nas UBSs são qualificadas para fazerem o acompanhamento das futuras mamães e seus bebês. Na UBS, a gestante é acompanhada tanto pelo médico quanto pelo enfermeiro, recebe todas as vacinas necessárias, as suplementações, solicitações de exames e conduções de quaisquer queixas que possa ter.
“Quando há suspeita ou já há a confirmação da gravidez, o ideal é que a pessoa já faça o agendamento da consulta na UBS, seja para confirmar a gestação ou para iniciar o pré-natal, no caso de gravidez confirmada. É fundamental que a mulher busque esse atendimento, no máximo, até as 12 primeiras semanas gestacionais”, destacou a enfermeira da Sesau, Luana Albuquerque.
Durante o pré-natal, a gestante realiza o acompanhamento odontológico e também o pré-natal do parceiro, para que ambos contribuam para uma gestação saudável. “Tanto o pré-natal odontológico, quanto este acompanhamento do parceiro da gestante são fundamentais para a saúde materna e do bebê, como também para o estabelecimento do vínculo familiar”, disse Luana.
De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Sesau, Lorena Mota, os cuidados com a saúde da boca das gestantes podem prevenir, inclusive, um parto prematuro. “Além de orientações sobre a importância da amamentação e desenvolvimento orofacial do bebê, o dentista pode identificar doenças periodontais graves na mãe que podem levar a um parto prematuro e a complicações gestacionais”, disse Lorena Mota.
No pré-natal, alguns fatores, como diabetes, hipertensão, obesidade, problemas uterinos, entre outros, podem levar a gestante ao acompanhamento de alto risco. Este é realizado na Maternidade de Juazeiro, mas deve ser encaminhado pela equipe da UBS.
Ascom