A Polícia Rodoviária notificou 19 condutores, na sexta-feira (21), por embriaguez ao volante. As infrações foram realizadas durante um comando específico de fiscalização referente à alcoolemia, realizado na BR-407, Km 126, em Senhor do Bonfim (norte da Bahia).
A região tem sido alvo constante de fiscalizações da PRF, uma vez que os números de flagrantes de embriaguez na BR-407 chamam a atenção. Durante o primeiro dia da Operação ‘Carnaval’, por exemplo, mais de 50% dos flagrantes de todo o Estado foram registrados neste local.
Os resultados acendem um alerta sobre a consciência dos condutores a respeito do perigo da combinação em ingerir bebida alcóolica e dirigir.
A PRG lembra que conduzir um veículo estando sob a influência de álcool é um crime previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, se o teor do teste for igual ou superior a 0,3mg de álcool por litro de ar alveolar, ou se o motorista apresenta sinais e sintomas de embriaguez e se recusa ao teste. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação. A multa tanto para qualquer índice positivo de embriaguez ou recusa ao teste é de R$ 2.934,70 e o condutor pode ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses. Em caso de reincidência em 12 meses, o valor dobra.