Ascom
Conforme anunciado nesta semana, o deputado estadual Zó recebeu em Juazeiro, nesta sexta-feira, 26, a visita da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, quando reuniu a comunidade acadêmica para um encontro e encaminhar as demandas.
A Ministra, que esteva acompanhada pelo secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Tum, e também pelo deputado federal Daniel Almeida, esteve na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia(UNEB), além da empresa de pesquisa Moscamed Brasil, demonstrando um novo modo de preocupação com as políticas públicas de fomento à pesquisa e a produção científica, que foi sonegado nos últimos seis anos.
O reitor da Univasf agradeceu ao deputado pela articulação. “Uma saudação especial ao deputado Zó, que já tinha nos alertado sobre a visita da Ministra Luciana a Juazeiro. E nós agradecemos. Foi peça fundamental neste momento”, declarou Télio Nobre. A Ministra enalteceu a insistência do deputado na vinda dela à Juazeiro. Luciana Santos ainda lamentou os retrocessos, autoritarismos e negacionismos que marcaram os últimos anos e ponderou como a Ciência foi importante na pandemia. “Vimos a velocidade com que o vírus matava as pessoas e como a Ciência, apesar do negacionismo, se mostrou pujante.
Em seguida, falou sobre a importância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para superar desafios nacionais, como o combate à fome, as desigualdades sociais e mudança climática – e sobre a importância das universidades, espaços de excelência.
Segundo a ministra, as universidades públicas respondem por mais de 90% da produção científica nacional, e são, por excelência, centros produtores de conhecimento com um papel central no desenvolvimento do país.
O deputado Zó agradeceu a todos e todas as pessoas e instituições que estiveram presentes. “Um momento que marca o recomeço que o país está vivendo. E Juazeiro não pode ficar de fora desta reconstrução que o presidente Lula tem feito no Brasil. A Ministra reconhece Juazeiro e a região como produtores de conhecimento, de ciência e que promove o desenvolvimento. O secretário já anunciou investimentos para pesquisa, mas ainda traremos muito mais”, garante o deputado.