A Prefeitura de Juazeiro (BA) promoveu investimentos e melhorias na frota e no imóvel que atendem os pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). No primeiro quadrimestre de 2023, segundo a prefeitura, mais de 3.470 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, utilizaram a infraestrutura oferecida pela gestão municipal para dar sequência aos tratamentos de saúde em Salvador.
Em maio de 2022, o município providenciou um novo imóvel para acolher os pacientes e acompanhantes durante o tratamento na capital. Irismar Albuquerque de Souza diz que realmente se sente como se estivesse na sua própria casa, quando está na Casa de Apoio. Ela é paciente do TFD há 11 anos e acompanhou a mudança para o novo imóvel. “Essa casa é muito melhor do que as outras, agora temos mais espaço e conforto. Além do mais, a comida é saborosa e recebo atenção e cuidado de toda a equipe. Aqui tenho tudo o que preciso, é uma segunda casa mesmo”, elogiou.
A prefeita Suzana Ramos disse que participou pessoalmente da escolha do novo imóvel. “Eu fiz questão de participar pessoalmente da escolha do imóvel que se tornou a nova Casa de Apoio dos juazeirenses, na capital. É uma casa bem localizada, espaçosa, com 10 quartos, vários banheiros, onde são servidas cinco refeições diárias e recebemos uma média de 80 pessoas durante o dia e 30 pessoas para pernoitar. Planejamos o ambiente para que seja o lar dos pacientes enquanto eles passam por tratamentos de saúde”, afirmou a gestora.
Frota
A prefeitura também disse que reestruturou a frota responsável pelo transporte dos pacientes e acompanhantes, com revisão de carros. E o município deve receber, em breve,18 veículos novos adquiridos em recente processo de licitação.