Dia do Endoscopista: Especialista destaca a relevância da endoscopia na investigação e tratamento de condições do aparelho digestivo e fala sobre o serviço oferecido à população de Juazeiro pela Estácio IDOMED  

O médico ressalta os benefícios da atuação da endoscopia, proporcionando diagnósticos precoces e procedimentos terapêuticos menos invasivos à comunidade 

Hoje, 25 de julho, terça-feira, celebra-se o Dia do Endoscopista, uma data especial que reconhece a relevância e dedicação dos profissionais que atuam nessa importante área da medicina. A Estácio IDOMED Juazeiro possui um serviço de endoscopia voltado para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Hospital São Lucas, e realiza cerca de 10 procedimentos por semana. Os alunos da instituição acompanham a realização dos procedimentos e contribuem para o fortalecimento da rede de saúde na área da gastroenterologia. 

O preceptor responsável é o médico Junior Tanuri, que fala sobre a área e destaca que a especialidade é uma ferramenta fundamental para investigar e monitorar problemas gastrointestinais, tais como gastrite, úlceras, refluxo e até mesmo tumores. “A endoscopia é uma técnica médica que permite a visualização interna de órgãos e cavidades do corpo humano, auxiliando no diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde”, afirma o profissional. 

Benefícios 

Um dos principais benefícios da endoscopia é sua natureza minimamente invasiva, o que significa que os procedimentos geralmente são bem tolerados pelos pacientes e possuem um tempo de recuperação mais rápido. O Dr. Tanuri ressalta que “ao evitar cirurgias mais invasivas, a endoscopia proporciona aos pacientes de Juazeiro uma opção menos traumática e mais segura para diagnóstico e tratamento de diversas condições médicas.” 

Atuação 

O Dr. Tanuri explica que “a endoscopia tem um papel essencial no rastreamento e diagnóstico precoce de cânceres, sendo uma peça-chave na prevenção e tratamento dessas doenças.” 

Aqui em Juazeiro, os exames são agendados e marcados pela Secretaria de Saúde. Durante a realização, oferecemos a melhor estrutura e serviços, e os alunos da Estácio IDOMED acompanham todo o procedimento prático, consolidando o conhecimento aprendido na faculdade. Dessa forma, fortalecemos a rede de saúde e proporcionamos um ensino de qualidade para os futuros médicos”, destaca. 

Quando procurar um médico 

O médico também destaca a importância de consultar um especialista sempre que houver necessidade. “Sintomas como dor abdominal persistente, dificuldade para engolir, vômito, sensação de inchaço após as refeições, náuseas, refluxo, azia ou queimação são alguns exemplos para ficar alerta, pois esses podem ser indicativos de problemas que necessitam de uma avaliação detalhada com a endoscopia”, finaliza o Dr. Junior Tanuri. 

Post Author: Editor Vale Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *