Cinco foragidos da Justiça passaram a integrar o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta sexta-feira (30). Dentre os nomes, estão procurados por tráfico de drogas e associação ao tráfico.
A lista feita pela SSP foi criada em 2008, e tem o objetivo de incentivar a população a denunciar criminosos. Inspirado no baralho francês, que tem 52 cartas, o Baralho do Crime mostra 52 criminosos do estado categorizados pelo nível de periculosidade.
A carta Dama de Espadas agora pertence a André Márcio de Jesus, conhecido como “Buiú” ou “Padaria”. Ele atua no município de Porto Seguro, no sul do estado, e possui mandado de prisão por tráfico de drogas.
Buiú já foi a carta ‘Ás de Copas’ do Baralho do Crime, em janeiro de 2014. Ele foi preso em novembro de 2014 e mantido em cárcere por cerca de um ano no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Ele, no entanto, conseguiu fugir no dia 17 de agosto de 2015.
De acordo com a Polícia Civil, André Márcio de Jesus é apontado como fundador de uma organização criminosa originada em Porto Seguro. Além de possuir envolvimento com o tráfico de drogas, o foragido é responsável por comandar homicídios, ataques a ônibus no município, saques contra lojas, roubos a instituições financeiras, entre outros crimes. Ainda de acordo com as investigações, ele tem envolvimento com a venda de drogas para as cidades paulistas de São Sebastião e Bertioga, além do município de Novo Cruzeiro, em Minas Gerais.
Nego Drama – Cinco de Espadas
Nilson Marinho da Silva Neto, conhecido como “Nego Drama”, é a carta ‘Cinco de Espadas’. Ele é procurado por homicídio e tem como áreas de atuação as cidades de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e Feira de Santana, no interior da Bahia.
Neto – Nove de Espadas
O rosto de Emanuel Santos Morais, vulgo “Neto”, estampa a carta ‘Nove de Espadas’. Segundo a Polícia Civil, ele é apontado como chefe de uma organização criminosa que atua no bairro do Geraldão, em Santa Cruz Cabrália, no sul do estado. O homem possui mandados de prisão pelos crimes de homicídio, associação para o tráfico e tráfico de drogas.
Grude – Quatro de Espadas
Elvis Conceição Silva, conhecido no mundo do crime como “Grude”, é a carta ‘Quatro de Espadas’. Indiciado por tráfico de drogas e associação para o tráfico, ele também atua em Porto Seguro. Investigações apontam que o homem criminoso chegou a ser o braço direito de Buiú, mas se tornou rival do ‘Dama de Espadas’. Grude também é apontado como envolvido em um episódio de roubo a uma empresa de transporte de valores em Eunápolis, extremo sul da Bahia, em março de 2018.
Boca Nua – Três de Espadas
Por fim, Elias dos Santos Soares, conhecido como “Boca Nua”, surge como a carta ‘Três de Espadas’. Com atuaçã no bairro do Comércio, em Salvador, o homem tem um mandado de prisão por tráfico de drogas e já foi alvo da 3ª fase da Operação Proteger, deflagrada de forma conjunta pelas polícias Civil e Militar, em maio deste ano.
Por fim, Elias dos Santos Soares, conhecido como “Boca Nua”, surge como a carta ‘Três de Espadas’. Com atuaçã no bairro do Comércio, em Salvador, o homem tem um mandado de prisão por tráfico de drogas e já foi alvo da 3ª fase da Operação Proteger, deflagrada de forma conjunta pelas polícias Civil e Militar, em maio deste ano.
BNews