Começou nesta quinta-feira (14), o Festival Edésio Santos da Canção, que chega à sua 26ª edição, prometendo emocionar e entreter os amantes da música e da cultura regional. O evento, que se tornou um marco no cenário cultural local, ocorre neste ano com uma programação diversificada, reunindo artistas de vários cantos do Brasil, no […]
Começou nesta quinta-feira (14), o Festival Edésio Santos da Canção, que chega à sua 26ª edição, prometendo emocionar e entreter os amantes da música e da cultura regional. O evento, que se tornou um marco no cenário cultural local, ocorre neste ano com uma programação diversificada, reunindo artistas de vários cantos do Brasil, no Centro de Cultura João Gilberto, e vai até o sábado (16), quando serão anunciados os campeões desta edição.
A abertura do festival foi marcada por apresentações que misturaram ritmos tradicionais e contemporâneos, com performances de artistas locais e convidados especiais. “Destacou-se nesta abertura o papel do festival em promover a inclusão e o surgimento de novos talentos, fortalecendo o cenário cultural e musical do Vale do São Francisco, além de mais uma vez fomentar essa nossa cultura que a cada ano cresce mais e mais”, disse o coordenador do evento, Edivaldo Franciolli.
A Banda Semivelhos foi a responsável por agitar o público na primeira noite da festa. “A diversidade de estilos e o alto nível dos artistas fazem deste, um festival que agrada os mais variados gostos. Muito bom poder prestigiar esse evento tão importante para a nossa cultura, por mais um ano”, disse Fabiana Santos que veio prestigiar o evento.
Competições e Prêmios
Como em todas as edições, o festival premiará os melhores talentos da música autoral. Este ano, o prêmio busca incentivar não só a qualidade musical, mas também a criatividade e a originalidade nas composições. Os artistas participantes concorrem a prêmios em dinheiro e à possibilidade de se apresentarem em outros eventos da região.
O público, que tradicionalmente comparece em peso, também participa do festival por meio de votação popular, escolhendo sua canção favorita. Essa interatividade é uma das marcas do evento e reforça o envolvimento da comunidade com a cultura local.
Impacto Cultural e Econômico
O festival é uma homenagem ao compositor juazeirense Edésio Santos, cuja obra influenciou gerações e continua a inspirar talentos no campo da música popular brasileira, e representa um impacto significativo para o turismo e a economia de Juazeiro, atraindo visitantes e movimentando a rede de hotéis, restaurantes e comércios locais. Para muitos, o Festival Edésio Santos da Canção é uma oportunidade de vivenciar o melhor da música brasileira, em uma celebração que valoriza a cultura e a arte da região.
A festa continua
Nesta sexta feira (15), o festival continua com sua segunda noite de apresentações, além de show de The Doctor. Confira a programação:
01 – “Pé de moleque” – Cleber Luiz – Intérprete: Raquel Wesley
02 – “Para além da força natural” – Keréto
03 – “Minha flor bailarina” – Saulo Fagundes e José Neto
04 – “Opara” – Kelson Kizz – Intérprete: Dom Pilé
05 – “Me ensina a viver” – Noel Normanha – Intérprete Nega Del
06 – “Vale uma vida” – Joyce Guirra
07 – “Púrpura” – Antonio Carlos – Intérprete: Elisângela Moura
08 – “Peixes grandes” – Son Sallez
09 – “Minha voz vai te alcançar” – Andrezza Santos
10 – “Carta para não entregar” – Mirielle Cajuhy
11 – “O quilombo do piolho” – Roberto Semifusa – Intérprete:Carllos Lima
12 – “Jasmim” – Dan Gomes
—
Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ
Fotos: Luan Medrado – PMJ