Dados da pesquisa da Quaest Consultoria encomendada pela Genial Investimentos apontam o ex-presidente Lula (PT) na liderança das intenções de voto estimuladas para o Palácio do Planalto, com 46%. O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 29%.
Com seus 46%, o petista ultrapassa os demais pré-candidatos, que somados têm 44%, e pode vencer no primeiro turno das eleições. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, o cenário ainda é incerto e também há possibilidade da disputa ser decidida no segundo turno.
Na estimulada, Ciro Gomes (PDT) está na terceira posição, com 7%; seguido de João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3%; e Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo), com 1%, cada. Luciano Bivar (União Brasil) não conseguiu pontuar.
Em um segundo turno, Lula vence em todos os cenários, com pelo menos 20% de vantagem:
Cenário 1:
Lula (PT): 54%
Jair Bolsonaro (PL): 34%
Branco/nulo/não vai votar: 9%
Indecisos: 2%
Cenário 2:
Lula (PT): 53%
Ciro Gomes (PDT): 24%
Branco/nulo/não vai votar: 21%
Indecisos: 2%
Cenário 3:
Lula (PT): 58%
Simone Tebet (MDB): 17%
Branco/nulo/não vai votar: 22%
Indecisos: 3%.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas de 27 estados, presencialmente, entre os dias 5 a 8 de maio. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01603/2022.