Os pacientes imunossuprimidos que realizam coleta de sangue para controle viral no Lacen em Juazeiro já saem da instituição alimentados. O café da manhã reforçado é fornecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), aos cerca de 60 pacientes que vão ao Lacen na semana.
O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, destacou a preocupação da gestão com esses pacientes, que necessitam de uma atenção especial. “Como estes pacientes vêm sem se alimentar, muitos de localidades distantes e até de outros municípios, a gente está oferecendo a alimentação reforçada com suco, frutas e sanduíche para que eles possam sair do Lacen bem dispostos”, destacou Fernando Costa.
De acordo com a gerente do Lacen, Edna Farias, em algumas situações, estes pacientes que fazem controle viral, devido ao jejum, sentiam mal-estar. “Tínhamos pacientes que passavam mal, porque não tomavam café. Mas a Secretaria de Saúde muito sensível com essa situação está acolhendo essas pessoas que após terminarem a coleta, retornam para casa alimentados”, disse Edna.
Uma paciente que está gestante de 6 meses, mora em outro município da Bahia e disse que muitas vezes precisou vir a Juazeiro fazer a coleta sem dinheiro para comprar algo para comer. “A gente já vem de viagem com fome, aproveita e toma café. Tem vezes que venho de onde moro, mal com o dinheiro da passagem, sem tomar café. Muito bom esse café”, disse a paciente.