Por onde tem passado, a candidata Ellen Carvalho (PT) tem ouvido muitas queixas de mulheres de Juazeiro sobre o caos na saúde da rede municipal. Morando no campo ou na cidade, elas enfrentam as mesmas dificuldades quando necessitam de atendimento, seja pra elas, seus filhos e familiares.
“Saio de cada encontro com as pessoas, sobretudo com as mulheres, impactada com as reclamações acerca da saúde em Juazeiro. Seja na Maniçoba ou no Piranga I, comunidades onde fui esta semana, as mulheres me trazem suas queixas. Faltam médicos nas UBSs, remédios nas farmácias, atendimento dentário, elas não conseguem exames, consultas e nem cirurgias. Na hora do parto, momento tão especial na vida de qualquer mulher, as gestantes não são tratadas com humanidade e sofrem para serem atendidas. Um caos!”, avaliou a candidata.
A petista criticou a atual gestão da saúde em Juazeiro, relembrando feitos da gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho.
“Eu bem sei que saúde é uma área muito difícil para qualquer gestor, pois as demandas são muitas. No entanto, aqui em Juazeiro está faltando o básico. Não houve nenhum avanço e o que já havia sido feito está sendo destruído, o que estava estruturado foi desmontado. E quem sofre com a incompetência em gerir a saúde é o povo que mais necessita do poder público. No governo do ex-prefeito Isaac Carvalho, meu companheiro, foram construídas e reconstruídas dezenas de UBSs, além da implantação da Maternidade Municipal, para dar uma assistência mais especializada às mulheres. Os desafios existiam, claro, mas é incomparável a situação de antes e de agora. Infelizmente, a Maternidade virou alvo de denúncias e todos os dias nos chocamos com os casos de desrespeito que acontecem no hospital”, disse Ellen.
Ellen Carvalho pontuou ainda que existe um clamor das pessoas por investimentos na saúde e políticas públicas de assistência às mulheres, e apresentou algumas bandeiras do seu futuro mandato.
“As queixas vem com um apelo para que nosso mandato atenda as pautas das mulheres no quesito saúde. Como única mulher candidata a deputada da região, sei da minha responsabilidade com as demandas das mulheres e a saúde é a principal delas. A mulher precisa ter acesso a uma saúde preventiva e a um atendimento qualificado. Tenho me comprometido em lutar, junto ao nosso governador Jerônimo e com Lula na presidência, por recursos para implantar ações que garantam uma saúde de qualidade às mulheres. Precisamos lutar por um hospital da mulher que disponibilize diversos serviços de prevenção, exames, consultas com especialistas, cirurgias e partos. Este é o sonho de muitas mulheres da região e o meu também. Precisamos rediscutir a Rede Peba e chamar os municípios da rede para uma reestruturação, e essa luta será uma das minhas prioridades. Meu compromisso de lutar por recursos para uma assistência, de fato, humanizada e qualificada, é uma questão de honra!” garantiu Ellen.