Espaço do Leitor: morador de Juazeiro denuncia vazamento de rede de esgoto e pede providências ao SAAE

A rede de esgotos,  que deveria passar pelo centro da rua, o faz pela calçada, onde surgiu um vazamento, próximo à garagem,  e me incomoda, desde que adquiri a casa.

Ocorria o derramamento a cada três meses, eu chamava SAAE, vinha o caminhão, faziam a  desobstrução e ambos ficávamos aguardando nova ocorrência.

À medida que novas residências foram conectadas à rede  (100 mm, a mesma de cada casa), os vazamentos tornaram-se mensais, semanais, agora, diários, pois o caminhão não consegue mais a desobstrução , e já detectaram a causa: o tubo da rede está “mocado”, amassado, não dando vazão ao volume despejado.

Ocorre que o maior acúmulo de líquido pútrido e fétido, em frente à garagem, obriga-me a levá-lo para o interior de minha residência, com meu veículo, o mau cheiro já existente, piora, tornando-a insalubre, especialmente para meu enteado, de 12 anos de idade.

Como se não bastasse, com a permanência do esgoto parado (o último chamado ao SAAE foi em 07/11/2022, não atendido), ocorre a maior putrefação, piora o mau cheiro e irá penetrar no solo, contaminando o lençol freático.

A título de informação, tenho 70 anos, sou portador de diabetes, hipertensão e arritmia cardíaca, e não deveria estar sujeito a irritações desse tipo, prejudicando o meu bem-estar, minha paz, minha saúde e até minha dignidade.

Além disso, meu IPTU foi majorado em 30 %, já pago, com relação ao ano interior (meu benefício de aposentadoria subiu 10% no período), e pago minhas contas de água e esgoto, em dia.

Além disso, ainda tem as tampas da estação elevatória, com até 15 cm acima do nível da rua e uma valeta que o SAAE abriu, cobriu com terra, mas não repôs o calçamento., mas, para o cálculo do IPTU, a rua é saneada e calçada.

Estive no escritório central do SAAE, falei com D. Louise, funcionária graduada do setor de esgotos, atendeu-me muito bem, prometeu resolver o problema “na próxima semana”, mas tem 4 meses, e nada.

Cansado de tantas promessas vãs de resolver o problema, agora até de enviar o caminhão para aliviá-lo, por descaso, inépcia, incompetência e irresponsabilidade, eu clamo ao blog que publique minha reclamação., para que o SAAE se toque e procure resolver a lide.

Zoroastro Cedro – Zoró

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *