De 8 a 11 de junho, o Rio de Janeiro sediará o maior festival de corridas de rua da América Latina com provas de 5K a 63K
Drº Herbert Lima Mendes, docente e cardiologista do IDOMED, elaborou dicas para quem correrá pela primeira vez
Na semana do feriado de Corpus Christi, a Cidade Maravilhosa sediará a 21ª edição da Maratona do Rio, evento que será apoiado pelo IDOMED (Instituto de Educação Médica) e pelo Instituto Yduqs. A prova contará com a participação de 40 mil corredores distribuídos entre 5K, 10K, 21K, 42K e o Desafio (21K em um dia e 42K no dia seguinte). Segundo os organizadores, o Rio de Janeiro receberá turistas de várias partes do país e até mesmo atletas estrangeiros, como os quenianos, que costumam sempre disputar as primeiras colocações em provas de longa distância. Como muitas pessoas vão correr pela primeira vez, pois querem adquirir hábitos mais saudáveis, o Drº Herbert Lima Mendes, docente e cardiologista do IDOMED, elaborou as dicas abaixo.
“Faça uma avalição médica prévia, pois muitos de nós queremos e devemos fazer atividade física regular, mas é importante saber se nosso coração está bem, se a pressão arterial está controlada e se nosso organismo aguenta praticar a maratona. Devemos lembrar que temos que estar bem fisicamente para o exercício fazer bem; conheça seu corpo, pois nossa capacidade aeróbica vai declinando com a idade, mesmo nos indivíduos mais condicionados. Portanto, saiba seus limites para poder aproveitar melhor a prova; tente se preparar antes de uma atividade intensa como a maratona, treine adequadamente, faça uma boa alimentação e nunca se esqueça de se hidratar durante a corrida; e use um tênis apropriado para este tipo de prova”, explicou o professor.
Alunos e docentes de Medicina das atléticas de todo o Brasil, farão parte do Time IDOMED e correrão o percurso de 21k. Já outros 100 estudantes do curso de educação física da Estácio vão vivenciar a prática de suas profissões, nos dias 10 e 11 de junho.
“Somos uma grande instituição de ensino superior com a missão de Educar para Transformar. Por isso, fazemos questão de engajar nossos alunos e colaboradores em iniciativas sociais e sustentáveis para construir uma educação cada vez mais humana e inclusiva. Nós sempre apoiamos os grandes eventos que acontecem no Rio de Janeiro, pois o esporte e a saúde, que integram o pilar Meio Ambiente e Saúde do Instituto Yduqs, fazem parte da nossa cultura”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs.
O IDOMED e Instituto Yduqs além de apoiar a Maratona do Rio são patrocinadores da Maratona com Arte, projeto da Maratona do Rio que celebra a arte e o esporte, exibindo tênis de corridas gigantes com intervenções artísticas coloridas em diversos pontos da cidade. Durante as provas, a companhia terá um estande com ativação de massagem/imersão, além de um espaço instagramável para fotos.