Lideranças do União Brasil estão confiantes de que o governo Lula entregará o controle da Embratur ao partido durante a troca de liderança do Ministério do Turismo. Segundo parlamentares do partido, essa confiança foi reforçada após um almoço entre o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A informação é da coluna Igor Gadelha, do site Metrópoles.
Apesar de serem adversários na Bahia, Elmar e Rui se reuniram para almoçar na quarta-feira (14) no apartamento funcional do deputado federal em Brasília.
O objetivo do almoço, diz o colunista, era que o ministro melhorasse suas relações com os líderes do Congresso, já que alguns deles pediram a sua substituição ao presidente Lula. No entanto, o assunto central acabou sendo a relação entre o União Brasil e o governo.
De acordo com fontes do partido, Elmar Nascimento pressionou Rui Costa para que o Palácio do Planalto conceda ao partido o controle dos principais órgãos ligados aos ministérios que a legenda comanda.
Atualmente, o União Brasil comanda três ministérios: Comunicações, Turismo e Integração Nacional, mas esse comando não se estende a órgãos como os Correios e a Embratur.Leia mais
A publicação cita que Elmar disse a aliados de que a sigla deve receber ao menos a chefia da Embratur, quando o deputado Celso Sabino (PA) chegar ao Ministério do Turismo.
Ainda de acordo com o colunista, assim que soube da movimentação do deputado baiano para tentar pegar para o União Brasil o comando da estatal, o atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), procurou Nascimento para frear essa movimentação.