O candidato pode usar a nota do Enem ou optar por fazer o vestibular para concorrer as 552 vagas disponíveis em unidades de norte a sul do Brasil
As instituições do IDOMED (Instituto de Educação Médica) estão com as inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina para entrada no primeiro semestre de 2024. Serão oferecidas 552 vagas e os candidatos podem optar por ingressar nas instituições das cidades de Açailândia/MA, Alagoinhas/BA, Angra dos Reis/RJ, Juazeiro/BA, Castanhal/PA, Juazeiro do Norte/CE, Iguatu/CE, Canindé/CE, Quixadá/CE, Cáceres/MT, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Teresina/PI, Jaraguá do Sul/SC e Ji-Paraná/RO.
O processo seletivo será realizado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (Econrio) e os interessados podem acessar o Edital pelo site https://www.idomed.com.br e realizar a inscrição até o dia 6 de novembro, pelo site https://idomed.econrio.com.br/modulo/login/src/view/action/LoginIniciaAction.php?fonte=idomedv.
Os candidatos poderão concorrer realizando o vestibular 2024.1, que será realizado em vários municípios, visando dar mais opções aos candidatos; aplicando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de anos anteriores (válidas as notas de 2009 a 2022) e, também, via certificação internacional (IB/ABITUR). Nestes dois últimos casos, o candidato deverá manifestar esse interesse no ato da inscrição, até o 16 de outubro.
Já para os que realizarem o vestibular, as provas presenciais serão realizadas no dia 15 de novembro e o candidato terá acesso às informações no Cartão de Confirmação de Inscrição. O vestibular será constituído de prova objetiva com 60 questões sobre disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além de uma redação. O resultado será divulgado no dia 28 de novembro e a matrícula dos convocados será entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro.
Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED, explicou que o objetivo é oferecer aos candidatos uma experiência mais conveniente, economizando tempo e tornando a realização do exame mais acessível. “Estamos proporcionando aos candidatos a oportunidade de escolher entre diversas cidades de diferentes regiões, tudo por meio de um único processo seletivo. Isso significa que os centenas de estudantes que se matricularem no curso de Medicina terão a chance de se formar em uma instituição de renome, com um enfoque no desenvolvimento humanizado do futuro médico, aproveitando recursos tecnológicos, como laboratórios e equipamentos de ponta, que contribuirão para formar profissionais qualificados capazes de atender às necessidades da população brasileira”, destacou Pessanha.
No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher entre as 16 Instituições de Ensino Superior que participam do processo seletivo. Caso a pontuação não permita a entrada na preferida, o candidato poderá optar por outra unidade, conforme regramento em Edital.
Como será realizado o IDOMED Vest 2024.1?
O IDOMED Vest – Vestibular Unificado de Medicina será realizado de forma presencial, no dia 15 de novembro e terá 4h30min de duração, com início às 9h – horário de Brasília. Os 25 locas de prova estarão localizados nos seguintes municípios: Alagoinhas (BA), Angra dos Reis (RJ), Brasília (DF), Canindé (CE), Florianópolis (SC), Iguatu (CE), Jaraguá do Sul (SC), Ji-Paraná (RO), Juazeiro do Norte (CE), Juazeiro (BA), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Belém (PA), Cuiabá (MT), Recife (PE), Porto Velho (RO), Cáceres (MT), Castanhal (PA), Açailândia (MA) e Quixadá (CE).
O participante deve manter a posse do documento original com fotografia (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte ou RNE) usado na identificação no momento da inscrição, pois o mesmo será solicitado mais de uma vez pelo fiscal, no dia da realização da prova.
Sobre o IDOMED
O IDOMED é um grupo que reúne 17 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 25 anos de experiência nesse segmento. Está presente em todas as regiões do país, com aproximadamente oito mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada, desenvolvimento docente e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização, e está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.