O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte), e a Polícia Civil deflagraram na manhã de hoje, dia 17, a ‘Operação Callidus’, para combater organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e responsáveis por homicídios em Juazeiro. Foram cumpridos dois mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão no município. A operação contou com a participação da Diretorias Regionais de Polícia do Interior (Dirpin Norte/Leste), da 17ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin) e da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia.
O grupo criminoso está sendo investigado em razão da prática de homicídios e indícios de participação em tráfico de drogas na região. As investigações tiveram início após apuração das circunstâncias em que ocorreu o homicídio de Mateus Tailan Souza dos Santos, no último domingo, dia 15. Ele teria sido atingido por disparos de arma de fogo por policiais militares investigados na operação, os quais simularam uma oposição à atuação policial.
Segundo a versão apresentada pelos policiais investigados, Mateus estaria trafegando numa motocicleta na Rodovia Salitre, no bairro Piranga e, ao perceber a aproximação da viatura, fugiu em seguida, iniciando uma perseguição. Os policiais relataram ainda que, em determinado momento, Mateus teria abandonado a motocicleta e uma mochila, e correu para uma residência, quando teria ocorrido a suposta intervenção que resultou em sua morte. No entanto, segundo as investigações, a vítima teria sido conduzida de sua residência para uma viatura da Polícia Militar, aparecendo morto em seguida sob alegação de ter agido contra os policiais.
Ascom