Condenado por estupro na Itália, julgamento de Robinho no STJ será na próxima quarta-feira (20); sessão será transmitida ao vivo

O julgamento de Robinho, marcado para a próxima quarta-feira (20), a partir das 14h,  será transmitido ao vivo, segundo anunciou o Supremo Tribunal de Justiça.

A sessão da Corte Especial do STJ do ex-jogador condenado na Itália, a uma pena de nove anos de prisão por estupro, será transmitida no canal do YouTube do Tribunal.

A sessão será presidida pelo vice-presidente do Tribunal, Og Fernandes, e que só irá votar em caso de empate. O ministro Francisco Falcão será o relator.

A Itália pede a homologação da pena, para que Robinho cumpra no Brasil, já que a legislação brasileira não permite que um cidadão do país seja extraditado.

A Corte Especial do STJ é formada pelos 15 ministros com mais tempo de casa. Para que a sentença do ex-jogador seja homologada, será necessário o voto da maioria simples, ou seja, com o voto de oito ministros.

Relembre o caso

Conforme a Justiça italiana, Robinho e cinco amigos estupraram uma jovem albanesa no camarim de uma boate milanesa. A vítima comemorava seu aniversário no dia 22 de janeiro de 2013, quando ocorreu o fato. Na época, o jogador atuava no Milan.

Em dezembro de 2017, ele foi condenado em primeira instância. A defesa recorreu da decisão, e, em 19 de janeiro de 2022, o ex-Milan foi condenado em última instância pela Justiça italiana. Em 16 de fevereiro daquele ano, foi emitido um mandado de prisão internacional.

Além de outras provas, a Justiça se baseou principalmente nas gravações telefônicas interceptadas, que mostraram que Robinho admitiu participação no estupro. Outras conversas foram captadas por um grampo instalado pela polícia italiana no carro do atacante. Para a Justiça do país, as conversas são “auto acusatório”.

Na época, a defesa de Robinho afirmou que o atleta não cometeu o crime e que houve um “equívoco de interpretação” em relação a conversas interceptadas com autorização judicial, pois alguns diálogos não teriam sido traduzidos de forma correta para o idioma italiano. No entanto, segundo o Estadão, as gravações provam o contrário.

A repercussão do caso fez com que Robinho tivesse a contratação suspensa pelo Santos, em outubro de 2020. Desde março de 2023, o jogador está proibido de sair do País, após entregar seu passaporte por determinação do STJ. Atualmente, o jogador vive em Santos, no litoral de São Paulo.

Redação PNB, com informações Terra

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *