Polícia Militar da Bahia demite cabo PM acusado de atirar contra a companheira de 22 anos em Juazeiro, em 2021; relembre o caso

A Polícia Militar da Bahia demitiu da corporação o Cabo da Polícia Militar Alano Mariano, que integrava a 74 Companhia Independente da Polícia Militar, em Juazeiro, acusado de disparar um tiro contra a companheira, uma jovem de 22 anos.

A corporação solucionou o processo administrativo disciplinar contra o PM, decidindo pela sua demissão, ou seja, afastando o cabo Alano definitivamente da PMBA.

O crime ocorreu no dia 2 de outubro de 2021, em Juazeiro, no Norte da Bahia.

Relembre o caso

De acordo com informações apuradas pelo Portal Preto no Branco, à época, o casal voltava de uma festa, e após uma discussão, já em casa, a jovem teria sofrido varias agressões físicas cometidas pelo companheiro.

Ainda de acordo com informações, ela foi atingida no abdômen por um disparo de arma de fogo. A jovem ainda tentou fugir da residência, correndo para o meio da rua em busca de socorro, segundo testemunhas, mas foi arrastada pelo acusado para dentro da casa.

Conforme as informações, o Cabo Alano Mariano chamou uma pessoa da família dele para ajudá-lo a descaracterizar a cena do crime, enquanto a vítima sangrava muito e pedia por socorro.

A jovem foi levada ao Hospital Regional de Juazeiro pelo próprio companheiro e ficou na unidade em companhia da familiar do acusado.

” Nem o agressor e nem a familiar avisaram a nossa família. Só mais tarde a policia e a assistência social do hospital nos ligaram avisando do ocorrido. Ele não se preocupou com a vida dela, em dar socorro de imediato. Ele só se preocupou em desmanchar a cena do crime para inocentá-lo e sustentar a versão que ele deu na delegacia de que foi um acidente. Não foi acidente, foi uma tentativa de feminicídio, com todos os agravantes. Ele só levou a vítima para o hospital, depois que tinha adulterado o local do crime. Ele já tinha histórico de outras agressões”, disse um familiar da vítima ao PNB.

O familiar informou ainda que a vítima já havia registrado outros episódios de violência na Delegacia da Delegacia da Mulher de Juazeiro e tinha uma medida protetiva contra o policial.

À época, uma das medidas aplicadas contra o acusado foi a suspensão da posse ou porte de armas, com comunicação ao órgão competente, ou seja a Polícia Militar.

Após passar por cirurgia, a jovem perdeu um rim, parte do baço e do intestino, segundo o familiar.

O cabo da PM foi preso horas após o crime. Em depoimento na delegacia, o Cabo Alano alegou que o disparo acidental ocorreu enquanto ele estava retirando a arma de fogo do veículo e que, logo em seguida prestou socorro a vítima.

O suspeito informou ainda que naquela madrugada havia ingerido bebida alcoólica.

A juíza plantonista Maria Auxiliadora Sobral Leite, instaurou um inquérito e determinou a prisão em flagrante do acusado.

O casal convivia há cerca de três anos, e tinha uma filha de apenas 3 meses de idade.

Também à época, o Comando de Policiamento Regional Norte enviou a seguinte nota ao PNB: “Na madrugada do sábado (02/10), por volta das 02h00, no Bairro Argemiro, Juazeiro-BA, houve uma ocorrência com disparo de arma de fogo envolvendo um Policial Militar. O disparo atingiu sua esposa, a qual foi socorrida para um hospital do município, onde vem recebendo assistência médica. O Policial Militar foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil para as formalidades legais e encontra-se aguardando a audiência de custodia.
O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) vem disponibilizando, desde do momento da ocorrência, os serviços oferecidos pela equipe da Seção de Valorização Profissional (SVP) para a vítima e seus familiares (Ascom CPRN).

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *