A Polícia Federal anunciou nesta quinta-feira (4) a recaptura dos dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, foram capturados em Marabá (PA), após 50 dias de fuga.
Marabá, localizada no Sudeste do Pará, está a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró, e o trajeto entre as cidades passaria por pelo menos cinco estados, incluindo Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, podendo incluir também o Norte do Tocantins, dependendo do percurso.
A abordagem e prisão dos fugitivos ocorreram na ponte que atravessa o Rio Tocantins, visando evitar uma possível fuga pelo rio. Os dois presos, originários do Acre, estavam na penitenciária desde setembro de 2023 e são membros da facção criminosa Comando Vermelho.
Após a fuga, foi organizada uma força-tarefa envolvendo autoridades locais e federais, incluindo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar do estado e a Força Nacional. Esta última deixou a operação em 30 de março, após 46 dias de buscas, sendo que a partir desse momento, as buscas se concentraram em ações de inteligência.
O custo da operação, apenas com as forças federais, totalizou R$ 2,1 milhões, incluindo gastos da Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e Força Nacional.
As informações são do G1