O supercomputador da Opta, empresa especializada em dados de competições, calcula as probabilidades de título neste ano
A boa campanha do Esporte Clube Bahia, sob o comando do técnico Rogerio Ceni, parece que não renderá o título do Campeonato Brasileiro 2024 ao tricolor baiano. De acordo com o supercomputador da Opta, empresa especializada em estatísticas esportivas, que calculou as probabilidades dos campeões deste ano, o Bahia aparece na quinta posição, com apenas 1,6% de chance. Entre os favoritos estão Palmeiras (42%), Flamengo (37,7%), Botafogo (10,6%) e São Paulo (6,1%).
Entre os cinco melhores times do campeonato, o Bahia é o que aparece com menos chances de ficar em primeiro lugar. Salvo do rebaixamento na última rodada em 2023, o Bahia faz uma boa campanha neste ano, em sua segunda temporada após receber investimentos do Grupo City. Em 5º lugar no Brasileirão, a equipe de Rogerio Ceni também é a quinta com mais chances de título: apenas 1,6%.
As estatísticas foram traçadas após 15 rodadas disputadas. A poucos jogos do fim do primeiro turno, os principais candidatos ao título nacional começam a surgir. Atual campeão, o Palmeiras atualmente ocupa a terceira posição no Brasileirão, mas continua como o favorito ao título, segundo estudo do Opta. A equipe de Abel Ferreira tem 42% de chances de ser campeão nesta temporada, que significaria o 13º título na história do clube.
O Flamengo, rubro-negro comandado por Tite, conquistou pontos importantes nos últimos jogos, em meio aos desfalques da equipe pelas convocações para a Copa América. De acordo com a Opta, a equipe tem 37,7% de chance de conquistar o título nacional em 2024.
O Botafogo aparece cotado com 10,6% de chance. Em 2023, o Botafogo liderou a maior parte do Brasileirão, mas perdeu gás na reta final. Já o São Paulo liderado por Zubeldía, conseguiu se recuperar na temporada após a demissão de Carpini. Além de estar na disputa pelo título da Libertadores, o time tricolor tem 6,1% de chances de encerrar a participação no Brasileirão como campeão em 2024.