O PCdoB e o PV darão um ultimato ao PT sobre pela definição da candidatura a prefeito de Juazeiro nesta quinta-feira (25), quando os presidentes estaduais dos três partidos que formam a Federação Brasil da Esperança se reunirão mais uma vez, em Salvador, para tratar do assunto.
O PT ainda não retirou a pré-candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho, que segue inelegível, como já informou a própria Justiça Eleitoral (clique aqui para ler). Entretanto, os aliados consideram o petista, que sofreu diversas derrotas tentando reverter o cenário jurídico, carta fora do baralho.
A tendência é que o PT apresente outra pré-candidatura à federação. O nome natural seria o do ex-prefeito Paulo Bomfim, que, no entanto, não pode concorrer porque não se desincompatibilizo do cargo de assessor do governo estadual. O desejo de Isaac seria lançar o nome da própria esposa, Ellen Carvalho (PT), o que dificilmente seria aceito por PCdoB e PV e pelos demais aliados.
Diante da indefinição, a convenção da federação em Juazeiro será agendada para o último dia do prazo, ou seja, 5 de agosto. Na semana passada, o grupo só chegou a um entendimento: o de que vai apresentar um candidato no município.
Da base de Jerônimo, também apresentaram pré-candidatos o MDB (Andrei Gonçalves) e o PSB (Joseph Bandeira). O PP rompeu com a prefeitura Suzana Ramos (PSDB), que vai concorrer à reeleição, e lançou o advogado Márcio Jandir, que já foi do PT e se coloca no campo do governo baiano.