Reportagem do parceiro do jornalista Mauricio Leiro/Bahia Noticias destaca que a disputa pela Câmara dos Deputados já está colocando parlamentares com mandato e aspirantes à cadeira em rota de colisão. A arrumação do grupo de oposição na cidade de Juazeiro não deixou sequelas apenas pela prefeitura, mas, também, entre interessados nos votos da cidade em 2026.
Informações obtidas pelo Bahia Notícias indicam que a movimentação de Isaac, em Juazeiro, poderia dar fim à relação dele com o Partido dos Trabalhadores. Com a iminente saída, incluindo um “convite” da cúpula do PSD baiano para a filiação, além da troca no candidato para o pleito municipal, com a confirmação de Celso Carvalho, sobrinho de Isaac, os “acordos prévios” estariam suspensos. A trava incidiria diretamente em um postulante à Câmara Federal: Lucas Reis.
Apadrinhado pelo senador Jaques Wagner (PT), Lucas, que é chefe de gabinete do parlamentar, não ficou nada satisfeito com a alteração. Buscando angariar apoios pelo interior, Reis contou com o auxílio de Wagner para encampar o projeto de Isaac Carvalho à prefeitura de Juazeiro, incluindo na busca pela transformação na decisão judicial que mantém Isaac inelegível. Com isso, a “promessa” seria de apoio do juazeirense à candidatura de Lucas à Câmara. O fato foi confirmado por interlocutores da cúpula petista no estado.
A recente troca no nome do candidato também “reorganizou” os pactos, já que com a inclusão do nome de Celso na disputa, com o apoio de Isaac, os eventuais votos do espólio eleitoral do ex-prefeito de Juazeiro seriam endereçados para o PSD, mais diretamente ao deputado federal Diego Coronel, filho do senador Angelo Coronel, que também teria atuado para contornar e rearrumar o “grupo Carvalho” para a disputa. Lideranças do partido sinalizaram ao BN que o ajuste seria “natural”, já que a legenda estaria dando apoio à candidatura de Celso.
Em comentário nas redes, o senador Angelo Coronel aparece ao lado de diversas lideranças do partido e destacou que a notícia da candidatura de Celso Carvalho e Coronel Anselmo é uma notícia positiva para toda a população da cidade.
“Quero externar o meu apoio incondicional, pois essa é a chapa do PSD e que tem o apoio do nosso injustiçado Isaac Carvalho, que é a grande liderança da cidade de Juazeiro. O PSD conseguiu intervir a nível nacional e vamos encampar essa campanha. Vamos às ruas, para mostrar que a injustiça não ganha. E lembrar à população que se você votar no 55, também estará votando no vaqueiro Isaac Carvalho. Lá no Senado, em Brasília, estaremos prontos para ajudar o município de Juazeiro a sair do abandono em que se encontra”, afirma o senador Angelo Coronel.
O senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, também recebeu Celso na sede do PSD, nesta quarta-feira (21), onde indicou que o agora candidato levará o legado de Isaac para a eleição. “Todo mundo 55?”, brincou Otto durante o encontro.Bahia Noticias Foto Reprodução Agencia Brasil