Voltou a circular nas redes sociais um vídeo em que uma mulher diz que o eleitor perderá o voto caso aperte a tecla “confirma”

Voltou a circular nas redes sociais um vídeo em que uma mulher diz que o eleitor perderá o voto caso aperte a tecla “confirma” enquanto a tela da urna exibe a mensagem “confira o seu voto”. É #FAKE.

No vídeo, que circula desde 2022, a mulher diz: “Colocaram no rodapé uma informação que diz: ‘Confira o seu voto’. Então você aperta [o número do candidato], esse sinal luminoso começa a aparecer e, se você apertar a tecla verde – porque não é ‘confirma’ é ‘confira’ – você perde o seu voto, o seu voto é anulado.”

Não é verdade que o eleitor vai conseguir apertar a tecla “confirma” enquanto lê a mensagem “confira seu voto”. O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) somente após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. Ao longo desse segundo, se o eleitor tentar confirmar ou corrigir o voto, não acontece nada – a urna não vai atender ao comando.

O Fato ou Fake desmentiu em 2022 um vídeo em que um homem fazia a mesma afirmação falsa.

Novamente procurado em 2024, o TSE afirma que “todas as alegações do vídeo já foram desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na época em que o conteúdo começou a circular, em 2022.”

O TSE também disponibiliza um simulador de votação em que é possível treinar a votação para todos os cargos em disputa nas eleições municipais de 2024.

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *