A campanha salarial 2024 no Banco do Brasil e na Caixa caminha para greve. Em assembleia virtual realizada na segunda-feira (09), os bancários decidiram pela aprovação de paralisação por tempo indeterminado a partir de 0h desta sexta-feira (13), para cumprir a legislação, que determina o aviso com 72 horas de antecedência para os serviços essenciais.
No BB, foram 70,53% votos pela rejeição com indicativo de greve, 27,26% pela aceitação e 2,21% abstenções. Já na Caixa, entre os votantes, 91,74% optaram pela rejeição, 6,4% votaram a favor da proposta e 1,86% se abstiveram.
Antes da definição, os empregados dos dois bancos realizaram plenária, também online, para analisar o contexto atual da campanha salarial, após as assembleias gerais, ocorridas em todo o Brasil.
O Sindicato orientou a rejeição na Caixa. Inclusive, nesta terça-feira (10/09), está prevista a reabertura das negociações entre a direção da empresa e a CEE (Comissão Executiva dos Empregados). Nesta quinta-feira (12/09), tem nova plenária e assembleia, para análise de uma possível proposta ou organizar a greve.
No BB, ainda não há previsão de negociação. A CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários) segue em busca da retomada das conversações. Enquanto isso, o Sindicato, que sempre prezou pela democracia, conduz a decisão da assembleia com responsabilidade, como sempre fez, providenciando todos os trâmites, inclusive legais.Ascom