O governador do Estado Jerônimo Rodrigues (PT) celebrou nesta segunda-feira (14) a inclusão de duas instituições de ensino superior da Bahia, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na lista das 100 melhores instituições de ensino superior do Brasil segundo o QS World University Ranking. Na publicação, feita em suas redes sociais, Jerônimo afirma ter ‘orgulho demais da educação superior baiana’.
Uma das instituições celebradas pelo governador, entretanto, a UNEB enfrenta uma greve de professores que se estende há mais de duas semanas, motivada principalmente pela insatisfação da classe com a proposta salarial apresentada pelo governo de Jerônimo, que havia sugerido um reajuste acumulado de 13,83% para os professores estaduais nos próximos dois anos. Os docentes chegaram a definir os valores propostos, em um de seus protestos, como um “descaso” por parte do governo.
A proposta já havia sido rechaçada inclusive por professores de outras universidades estaduais, como os da própria UEFS, que chegaram a aderir ao estado de greve iniciado pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), mas acabaram por chegar a um acordo e aceitar os termos do governo.
Ainda no post, Jerônimo afirma que a inclusão das duas instituições na lista seria resultado de um “reconhecimento do trabalho e dedicação de toda a equipe docente e dos nossos estudantes. Parabéns!”, escreve ele.
Bahia BA