Em 2022, a gestão Suzana Ramos inaugurou de forma pioneira a Casa da Mulher Rural com o objetivo de acolher as mulheres residentes no interior do município que precisam recorrer à sede para acessar serviços de saúde, assistência social ou previdência. Em dois anos de funcionamento, o espaço já atendeu 237 mulheres e vem fazendo a diferença em suas vidas.
“Esse foi um projeto que surgiu da necessidade dessas mulheres. Ao vir a Juazeiro para algum atendimento médico ou da Previdência Social, por exemplo, elas não tinham onde ficar. Se tivesse atendimento no outro dia, tinham que ir para casa e depois retornar, às vezes até sem o dinheiro do transporte. Eu sou uma mulher do campo e entendo essa situação. Então, ouvimos as mulheres e criamos a Casa da Mulher Rural para atendê-las”, explica a prefeita Suzana Ramos.
Além de um espaço confortável, as mulheres atendidas contam com três refeições diárias e, dependendo do caso, com o suporte de uma ambulância. “O que a Casa da Mulher Rural faz por nós é maravilhoso. A gente encontra apoio nesse lugar. Antigamente, eu saia de casa 4h da manhã para vir ao médico, sem tomar café da manhã, sem almoçar. Ficava com fome até terminar de fazer os exames ou terminar as consultas. Agora, é maravilhoso, melhorou muito a minha vida e a de muitas pessoas”, conta Dona Carla Rodrigues, moradora da comunidade de Panela, no Salitre.
Para acessar o equipamento, é necessário fazer agendamento pelo telefone (74) 74 99991-6675, das 7h às 19h. A Casa da Mulher Rural está localizada na Praça Imaculada Conceição (Pça da Bandeira), 54, Centro.Eneida Trindade – Ascom/PMJ Fotos: Marcel Cordeiro – Ascom/PMJ