Iniciativa pioneira da Prefeitura de Juazeiro, a Escola de Idiomas foi criada em 2022, com o objetivo de ampliar a formação de alunos e professores da rede municipal de ensino em novas línguas. No espaço, estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e servidores municipais podem aprender Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de […]
Iniciativa pioneira da Prefeitura de Juazeiro, a Escola de Idiomas foi criada em 2022, com o objetivo de ampliar a formação de alunos e professores da rede municipal de ensino em novas línguas. No espaço, estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e servidores municipais podem aprender Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), gratuitamente.
De acordo com a prefeita Suzana Ramos, a iniciativa visa fortalecer a formação pessoal e profissional dos estudantes da rede municipal de ensino. “Nós pensamos a Escola de Idiomas para oferecer igualdade de oportunidades às nossas crianças, com um futuro melhor, e essa é uma iniciativa que precisa chegar cada vez mais perto da comunidade. Muita gente paga caro por um curso de idioma, mas nós estamos oferecendo essa formação gratuitamente com a mesma qualidade dos cursos privados, seja pela nossa equipe qualificada ou pelo material didático de excelência que estamos utilizando”.
Na Escola de Idiomas, os mais de 600 alunos matriculados, atualmente, estão entre o primeiro e o quarto nível de cada curso oferecido. Além das aulas ministradas por professores experientes, os estudantes têm acesso ao material didático totalmente gratuito. Os livros de apoio, endossados por editoras de renome, oferecem o suporte necessário para que cada estudante desenvolva as quatro habilidades necessárias ao aprendizado das novas línguas: ler, escrever, ouvir e falar.
Aluna do 6º ano, na Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas, Clarice Costa de Jesus, 11 anos, está cursando o primeiro semestre do curso de Inglês, na Escola de Idiomas e já sente a diferença no seu aprendizado. “A Escola de Idiomas é uma maneira mágica da Prefeitura expressar o carinho que tem por nós, para que a gente venha a aprender e, no futuro, a gente possa ajudar a nossa cidade de alguma forma. É muito bom fazer o curso, eu já aprendi várias coisas importantes e necessárias”.
—
Ascom/PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ