Assim como em Petrolina (PE), em que os comerciantes da Avenida Honorato Viana estão enfrentando dificuldades diante dos prejuízos e demora na finalização das obras de duplicação da BR-407, em Juazeiro (BA) não é diferente.
Na cidade baiana, a construção da Travessia Urbana também tem gerado impactos negativos para os comerciantes do entorno, ao todo, 114 empresários de Juazeiro são afetados. Destes, 10 integrantes formaram uma comissão com o objetivo de reivindicar melhorias, principalmente para as ruas secundárias ao trecho da obra.
A presidente do Rotary Clube Juazeiro, Graça Carvalho contou ao blog que empresários procuraram a associação para buscar apoio na causa. Ela disse que inicialmente, em abril deste ano, havia uma comunicação entre os comerciantes, Prefeitura Municipal, Dnit e a empresa que executa a obra, no sentido de informar o que seria feito, para que os lojistas se preparassem com antecedência. Mas, há cerca de dois meses, isso não tem acontecido.
“Dos últimos dois meses para cá isso não vem acontecendo mais. O que se sabe é que a obra terá uma alteração e alteração essa que a gente nao está participando para ser ouvido e dizer as demandas dos empresários que ficam no trecho. Estamos aguardando também uma reunião com o prefeito eleito em Juazeiro. A preocupação dos empresários é que o comércio fique sendo às margens das BRs mas sem nenhum acesso às lojas para nao ficar a cidade totalmente isolada. A gente sabe que toda obra causa transtorno, mas quando você é comunicado com antecedência, esses transtornos tendem a reduzir”.
Graça também destacou que eles pretendem unir forças com a comissão de empresários da Honorato Viana em Petrolina. “Com a criação da comissão também em Petrolina a nossa ideia é que essa comissão se unifique das duas cidades [Petrolina e Juazeiro] até porque estamos aqui para defender o Vale do São Francisco”.