Parlamentar é contra estes espaços por entender que geram riscos as mulheres
Nesta terça-feira (26), a Câmara Federal será palco de uma audiência pública que tratará do “Compartilhamento de Banheiro Feminino com Transgêneros”. O evento é de autoria do deputado federal Capitão Alden (PL-BA), membro titular da Comissão de Educação, que é contrário ao funcionamento destes espaços, principalmente, em ambientes escolares.
De acordo com parlamentar, em seu requerimento solicitando a realização da audiência pública ele apresenta pontos que considera vitais para a discussão na Casa Legislativa. O político destaca que esses banheiros “neutros” ou “unissex” geram complicações tanto para a segurança de mulheres com casos registrados de estupros quanto problemas de saúde por elas evitarem usar os espaços com vergonha de serem vistas por homens.
“A questão do compartilhamento de banheiros femininos com transgêneros que se identificam com o sexo feminino é um tema delicado e que tem gerado muitas preocupações e debates na sociedade. Muitas pessoas expressam sua insatisfação e grande preocupação com essa possibilidade, principalmente em relação à segurança e privacidade das mulheres e meninas”, pontua Alden.
ALBA – Em sua passagem pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Capitão Alden protocolou o Projeto de Lei 24.341/2021, que proíbe a instalação banheiros unissex (banheiros neutros) em repartições públicas e privadas, bem como em estabelecimentos comerciais em todo o estado da Bahia.
SERVIÇO
AUDIÊNCIA PÚBLICA: “Compartilhamento de Banheiro Feminino com Transgêneros”
Horário: 10h
Local: Anexo II, Plenário 13 (Câmara Federal)
Autoria: Deputado Federal Capitão Alden