‘Quem apostar contra o Brasil vai perder’, diz Rui Costa ao criticar reação do mercado

Ministro da Casa Civil criticou o mercado por disseminar “notícias falsas” para tirar proveito de “picos constantes” e ganhos extraordinários

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez duras críticas as reações do mercado financeiro após o anúncio do pacote de ajuste fiscal do governo Lula, que inclui cortes de gastos e medidas de aumento de arrecadação.

Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28), o ministro afirmou: “Quem apostar contra o Brasil vai perder” e criticou o mercado por disseminar “notícias falsas” com o objetivo de tirar proveito de “picos constantes” e ganhos extraordinários.

“O mercado não se incomoda tanto às vezes quando o governo deixa de arrecadar 30 bilhões de previdência, porque alguns não querem pagar a previdência dos seus funcionários”, declarou o ministro indicando que o mercado seria complacente quando o governo deixa de arrecadar.

Rui Costa também abordou a questão da tributação para atacar a concentração de riqueza no Brasil. “Por que alguém que ganha 5 milhões por mês não pode pagar 10% da renda?”, questionou, referindo-se à proposta de uma alíquota de 10% sobre rendas superiores a R$ 600 mil anuais. Ele completou comparando as disparidades fiscais, dizendo que “quem mora no primeiro andar está pagando sozinho a taxa da economia do que mora na cobertura com piscina”.

O mercado tem mostrado apreensão com as medidas fiscais e suas possíveis repercussões na economia. Mais cedo, às 11h50 o dólar atingiu a máxima de R$ 6,009 pela primeira vez na história. A alta segue como um reflexo de um ambiente de incerteza, que gerou preocupações no mercado que teme novos ajustes fiscais e reformas.

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *