Batizada de ‘Alerta Vermelho’, uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) na manhã desta terça-feira (17) cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar em quatro cidades do Sertão do Estado. O foco é uma organização criminosa especializada em assaltos a carro-forte e a agências bancárias, além de posse e Porte ilegal de arma de fogo.
De acordo com a PCPE, a investigação começou em janeiro de 2023. No dia de hoje estão sendo cumpridos dois mandados de prisão e sete de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Salgueiro (Sertão Central), nas cidades de Petrolina e Orocó (Sertão do São Francisco); Parnamirim (Sertão Central) e Salgueiro.
Na execução estão sendo empregados 50 policiais civis – entre delegados, agentes e escrivães. Os presos e os materiais apreendidos (a exemplo de armas de grosso calibre e munições) foram encaminhados para Petrolina e Salgueiro.
O trabalho foi assessorado pela Diretoria de Inteligência (Dintel) da PCPE, contando ainda com o apoio operacional do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI)/PMPE, da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (GISO/SEAP-PE) e da Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A responsável é a Diretoria Integrada Especializada (Diresp), em conjunto com a Diretoria Integrada do Interior (Dinter) II, sob a presidência da Força-Tarefa Bancos (FT Bancos-Sertão) coordenada pelo Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI). Detalhes da operação serão divulgados em momento oportuno, segundo a polícia.