Com foco na manutenção de espaços públicos, mais de 100 pontos da cidade já foram beneficiados com serviços de coleta seletiva, operação tapa-buracos, reposição de calçamento, poda de árvores e limpeza de canais. A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro(Sesp), segue intensificando as ações de limpeza urbana, infraestrutura e iluminação pública. Além disso, a […]
Com foco na manutenção de espaços públicos, mais de 100 pontos da cidade já foram beneficiados com serviços de coleta seletiva, operação tapa-buracos, reposição de calçamento, poda de árvores e limpeza de canais. A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro(Sesp), segue intensificando as ações de limpeza urbana, infraestrutura e iluminação pública. Além disso, a coleta seletiva foi ampliada para novas localidades, garantindo maior eficiência na gestão de resíduos.

As equipes da Sesp também atuam em praças, ruas e outros espaços urbanos, garantindo mais organização e bem-estar para a população. “Estamos com nossa equipe de limpeza realizando a manutenção de praças e ruas de Juazeiro. Nosso objetivo é expandir essa atuação e, para isso, já estamos nos organizando para aumentar a equipe e implementar mutirões em diferentes pontos da cidade”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão.
A coleta seletiva foi ampliada para 20 trechos, contemplando avenidas como Santos Dumont, Airton Senna, Raul Alves e João Paulo II, além de bairros como João XXIII, Alto do Cruzeiro e Dom José Rodrigues. O entorno do Mercado do Produtor também recebeu mutirão de limpeza, garantindo mais organização e segurança para comerciantes e frequentadores. Além disso, praças importantes, como 1° de Maio, Dom Thomaz, do Jacaré e Monsenhor Nestor, passaram por manutenção, enquanto os cemitérios Central, João Paulo II e Rodeadouro receberam serviços de higienização e requalificação.

A limpeza e desobstrução de canais foi outra frente de trabalho essencial para evitar alagamentos e garantir o escoamento adequado das águas pluviais. As intervenções foram concluídas em cinco canais, entre eles os de Maniçoba, Malhada e Jacaré, enquanto os serviços seguem em andamento no Canal Macarrão e no Braço do Canal Mulungu.
Na infraestrutura viária, a operação tapa-buracos contemplou mais de 15 ruas e avenidas, incluindo pontos estratégicos como as avenidas São João, Airton Senna, Raul Alves, ACM e Nossa Senhora da Glória. Paralelamente, a reposição de calçamento beneficiou oito localidades, como Avenida Monte Serrat, Rua Dom José Rodrigues e Travessa do Hospital.
A manutenção da iluminação pública melhorou mais de dez bairros, entre eles Dom Tomaz, Alto do Cruzeiro, Pedra do Lord e Country Club. “Estamos trabalhando para garantir que a cidade tenha vias mais iluminadas, o que melhora a segurança da população e a mobilidade urbana”, afirmou Romário Varjão.
Além dessas ações, a poda de árvores foi intensificada em 15 áreas públicas, incluindo a Orla 2, Praça do Jacaré, Avenida Novo Juazeiro e Escola Maria de Lourdes. A manutenção dos cruzeiros da cidade também é feita pelas equipes, contemplando os do bairro Nossa Senhora da Penha, nos três cruzeiros do Cemitério Central, no bairro João XXIII e no Alto do Cruzeiro.

Desde janeiro, algumas melhorias foram implementadas para ampliar a eficiência dos serviços. “Aumentamos a frequência da coleta em áreas de grande movimentação, adquirimos novos equipamentos e reforçamos o treinamento das equipes para atender melhor à população”, ressaltou Varjão.
Outra frente de trabalho em andamento está na Rodovia Salitre, onde as equipes realizam um mutirão de limpeza, beneficiando pedestres que utilizam o local para atividades físicas e motoristas que trafegam pela região, promovendo mais visibilidade e segurança.
Apesar dos avanços, desafios como o descarte irregular de resíduos e o acúmulo de lixo em áreas periféricas ainda preocupam. Além disso, as condições climáticas muitas vezes dificultam a execução dos trabalhos. “Seguimos firmes no compromisso de manter Juazeiro mais limpa e organizada. Mas é fundamental que a população também colabore, descartando os resíduos de forma correta”, concluiu o secretário.
Ascom PMJ