Leitor denuncia operação de frota reduzida da SAMU, em Juazeiro: “Repasses para sete ambulâncias, mas só quatro estão em ação”; Sesau se manifesta

Um leitor do Portal Preto no Branco entrou em contato com a nossa redação para denunciar a falta de estrutura no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia. Segundo ele, apesar de o município receber repasses para o funcionamento de sete ambulâncias, apenas quatro estariam, de fato, em operação.

“O SAMU de Juazeiro é composto por 5 USBs (Unidades de Suporte Básico, ambulâncias básicas) e 2 USAs (Unidades de Suporte Avançado, ambulâncias UTI), mas, infelizmente, desde a gestão anterior, apenas 3 ambulâncias básicas e 1 UTI estão em funcionamento. No entanto, os recursos continuam sendo repassados para as 7 unidades. Isso prejudica o serviço e sobrecarrega os profissionais, que precisam atuar como se fossem cinco equipes, mesmo sendo apenas três”, disse ele.

Segundo o leitor, há mais de três anos, apenas uma das UTIs móveis estaria em operação. A outra, recém-adquirida pela atual gestão, estaria parada no pátio.

“Quanto às ambulâncias UTI, há mais de três anos apenas uma está em funcionamento. A outra, que deveria dar suporte a cidades vizinhas, encontra-se parada no pátio, uma ambulância nova, zero quilômetro, recebida agora na gestão do prefeito Andrei. E o pior: continuam sendo quatro médicos escalados para apenas uma ambulância. Eles não saem com a UTI regional, mas continuam recebendo salários altíssimos, mesmo sem trabalhar. Quatro médicos para uma única ambulância é piada, né? Hoje, apenas três equipes básicas atuam por plantão para atender toda Juazeiro e seus distritos, o que sobrecarrega quem está de serviço”, declarou o leitor.

Ele também critica a antiga gestão da ex-prefeita Suzana Ramos, que, segundo ele, causou sérios prejuízos ao serviço e às condições de trabalho no SAMU. No entanto, lamenta que a atual gestão do prefeito Andrei também esteja falhando em resolver os problemas.

“O SAMU sofreu muito com a gestão desastrosa da ex-prefeita Suzana Ramos, o que comprometeu tanto o serviço oferecido à população quanto as condições de trabalho dos profissionais. Infelizmente, a atual gestão parece seguir pelo mesmo caminho. Não sabemos se o prefeito Andrei e o secretário de Saúde têm conhecimento dessas irregularidades”, concluiu.

Enviamos a denúncia à Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em nota enviada à nossa redação, a Sesau esclareceu que “a atual gestão segue comprometida com a oferta de um serviço de saúde público cada vez mais eficiente, seguro e de qualidade. A Sesau reconhece que algumas dificuldades estruturais e operacionais vêm sendo enfrentadas, e reforça que os esforços estão sendo concentrados na reestruturação da rede de urgência, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As informações recebidas serão devidamente apuradas pelos setores competentes. Caso sejam constatadas falhas ou irregularidades, as providências cabíveis serão adotadas com responsabilidade e celeridade, visando sempre a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos profissionais da saúde. A Sesau reitera o compromisso com a transparência, o diálogo aberto e a busca contínua por soluções que fortaleçam o sistema de saúde em Juazeiro”.

Redação PNB

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *