O ‘Cinergia Diversa’, projeto voltado à democratização do acesso ao cinema, realizará exibições gratuitas e acessíveis de filmes em Juazeiro e em Poço de Fora, no distrito de Curaçá, desta terça-feira (8) a domingo (13). Durante a visita do projeto ao município, a equipe realizará ainda uma sessão solene para a entrega de equipamentos audiovisuais ao Centro de Cultura João Gilberto, além de uma programação com 100 minutos de filmes acessíveis, composta por produções que abordam temas como memória, identidade, diversidade e cultura popular, proporcionando ao público uma experiência cinematográfica enriquecedora e inclusiva.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA) e tem apoio financeiro do governo do Estado, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura/Governo Federal. A PGBA foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural para cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Após a abertura oficial, o Cinergia Diversa segue com exibições itinerantes, em um veículo movido a energia solar, em quatro comunidades: Dom José Rodrigues, Salitre e Nova Esperança, em Juazeiro; e Poço de Fora, em Curaçá, promovendo um alcance amplo e inclusivo na região. Todas as sessões contarão com legendas adaptadas e interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovendo acessibilidade para todas as pessoas com deficiência.
A curadoria do projeto, assinada por Natureza França, busca representar a diversidade cultural por meio de obras que abordam temas como autoestima, infância, cultura, tradição, território e relações sociais. “As sessões trarão produções baianas, animação, ficção e documentário. Nosso objetivo é promover a inclusão e valorizar essa riqueza cultural que é tão nossa”, destaca Natureza.
Filmes selecionados para exibição
– Balizando 2 de Julho – Fabíola Aquino;
– Meu nome é Maalum! – Luísa Copetti;
– Reisado – Dan Victor e Valmir Barreto;
– Salu e o Cavalo Marinho – Cecília da Fonte;
– Dona Dalva: A vida e a roda – Kleber Mazziero.
Além das exibições, o Cinergia Diversa promoverá rodas de conversa com a curadora e apresentações artísticas locais, reforçando o compromisso do projeto com a valorização da cultura regional.
Atrações locais confirmadas
– Banda Erva Doce
– Willian Fernando Soares em” Contos de Três- A Arte de Contar Histórias”;
– Espetáculo teatral Bullying;
– Apresentação do samba de Véio do Rodeadouro;
– Apresentação musical P1 Rappers;
– Apresentação Musical Mariano Carvalho.
Cronograma de exibições
– 8/04 – 19h Centro de Cultura João Gilberto.
Sessão solene de abertura e entrega de equipamentos
– 10/04 (19h) Pátio de eventos – Dom José Rodrigues;
– 11/04 (19h) Campo de Futebol no povoado da Lagoa- Salitre;
– 12/04 (19h) Piranga II – Nova Esperança;
– 13/04 (18h) Praça do Coração de Jesus – Poço de Fora.