Juazeiro é a número um do Nordeste. Em 2025, o município concedeu um reajuste de 8% aos professores da sua rede municipal de ensino. O percentual está acima do reajuste do piso nacional do magistério, que foi de 6,27%. O número também é o destaque entre as 20 maiores cidades do interior do Nordeste, […]
Juazeiro é a número um do Nordeste. Em 2025, o município concedeu um reajuste de 8% aos professores da sua rede municipal de ensino. O percentual está acima do reajuste do piso nacional do magistério, que foi de 6,27%. O número também é o destaque entre as 20 maiores cidades do interior do Nordeste, superando municípios como Sobral (7%), no Ceará, uma das referências em educação no país.
De acordo com a secretária de Educação, Maéve Melo, a medida faz parte de um conjunto de ações que visam melhorar a educação do município. “Nós queremos transformar a educação de Juazeiro em uma referência nacional. Para fortalecer a aprendizagem dos nossos estudantes e melhorar os nossos índices educacionais, estamos investindo na valorização do professor, que é uma peça essencial nesse processo, na infraestrutura escolar e na implementação de projetos que irão reforçar o aprendizado dos estudantes em diversas áreas”.
Além do destaque no reajuste do piso do magistério municipal, a Secretaria de Educação de Juazeiro já firmou parcerias com Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade de Pernambuco (UPE) para a formação continuada dos professores e para a oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, ampliou a carga horária dos professores novos concursados, de 20h para 40h, e lançou na última sexta-feira (04) o edital do concurso de remoção, para os servidores da educação que desejam alterar a unidade de ensino na qual trabalham.
—
Ascom Seduc/PMJ