No Piauí, MP pede cancelamento de show da banda Calcinha Preta em cidade onde prefeito chorou ao falar da seca

A 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato expediu recomendação ao município de Fartura do Piauí, no Sul do Estado, para que seja cancelado o show da banda Calcinha Preta, anunciado para o dia 30 de abril de 2025, em comemoração ao aniversário da cidade. A contratação do evento foi amplamente divulgada na mídia local, gerando preocupação diante do atual contexto enfrentado pelo município.

Diante da recomendação, o prefeito Orlando Costa anunciou, na tarde desta quarta-feira (09), o adiamento das comemorações pelos 33 anos de emancipação política do município.

A promotora de Justiça Gabriela Almeida, responsável pela recomendação, explicou que a cidade atravessa sérias dificuldades na prestação de serviços públicos essenciais, situação que tem motivado a tramitação de diversos procedimentos extrajudiciais na Promotoria, voltados à implementação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida da população.

O documento aponta que o Governo do Estado do Piauí, por meio do Decreto nº 23.699, de 2 de abril de 2025, reconheceu a situação de emergência em 129 municípios atingidos pela seca, incluindo o Município de Fartura do Piauí. O próprio gestor, Orlando Costa (PT), chegou a chorar em entrevista à imprensa, ao falar do contexto da seca que assola a cidade. “O próprio prefeito, em entrevista veiculada pela imprensa local, reconheceu os graves impactos da estiagem, relatando que os reservatórios de água estão completamente secos e que os pequenos agricultores perderam toda a produção agrícola”, relatou a promotora.

Diante desse cenário, foi recomendada a suspensão da contratação da banda “Calcinha Preta” ou de qualquer outra atração que represente elevado gasto aos cofres municipais. Além disso, sugeriu que sejam tomadas as providências necessárias para a devolução aos cofres municipais de eventuais pagamentos já realizados aos referidos artistas. (Texto: Portal A10+/ Foto:reprodução)

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *