A Polícia Federal (PF) deflagrou, do último dia 8 até esta quinta-feira (17), a Operação ‘Carcará II’, no Norte da Bahia. O objetivo é reduzir a produção e oferta de maconha na região. A operação contou com apoio aéreo e das forças policiais do GRAER, Cipe-Caatinga e 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).
Desde janeiro deste ano, foram localizadas e destruídas oito roças, resultando na erradicação de 132 mil pés de maconha e na destruição de 3 mil mudas. As plantações foram encontradas nas cidades de Abaré, Umburanas, Filadélfia, Campo Formoso e Curaçá, além de Dom Inocêncio (no Piauí). Durante todo o período, houve a prisão de três pessoas em flagrante.
O ciclo produtivo da maconha é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo. A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito direto a diminuição da oferta da maconha no mercado consumidor.
Com essas operações consecutivas, a PF contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado da Bahia e outros estados do Nordeste, evitando a escalada da violência associada ao tráfico de drogas.