Juazeiro se destaca como referência nacional em energia limpa, e Renato Brandão celebra contribuição pioneira no setor

Juazeiro, no norte da Bahia, mais uma vez ganha os holofotes nacionais como exemplo de desenvolvimento sustentável. Reportagem recente do Correio Braziliense destacou o município como um símbolo da energia limpa no país, graças ao crescimento acelerado da produção de energia solar na região.

Entre os que celebram esse reconhecimento está o advogado e administrador da EBF Empreendimentos, Renato Brandão, ex-vereador de Juazeiro. Ele relembra com orgulho o papel que desempenhou, ainda em 2013, ao lado de seus tios — sócios da empresa Eutrópio Brandão e Filhos — na implantação dos primeiros projetos de concessão para produção de energia solar no município.

“Naquela época, acreditávamos no potencial do nosso sertão e fomos atrás de dados e estudos que comprovassem isso. Hoje, ver Juazeiro se tornando uma referência nacional é motivo de grande satisfação”, afirma Renato Brandão.

Durante cinco anos, foram realizados estudos técnicos fundamentais para embasar o projeto, como medição de incidência solar, análise de dados meteorológicos e avaliação do potencial para energia solar e eólica, especialmente na região da Serra da Batateira. A partir desses dados, a equipe da SunEdison Brasil desenvolveu o projeto de uma planta fotovoltaica de 400 hectares, que começou a ser implantada em Juazeiro a partir de 2018. Desde então, a cidade passou a gerar energia solar em grande escala.

A área onde foi instalada essa planta pertence à família Brandão, que firmou contrato com a SunEdison Brasil para a implementação dos parques solares Juazeiro I, II, III e IV, em uma concessão de 30 anos. A estrutura fundiária, cedida pela empresa Eutrópio Brandão e Filhos, foi essencial para viabilizar o projeto pioneiro no município.

Após sua implantação pela SunEdison Brasil, a planta fotovoltaica passou a ser operada pela Atlas Brasil, e atualmente está sob administração da multinacional Engie, mantendo sua operação ativa e contribuindo para o abastecimento de energia limpa no país.

Esse movimento impulsionou novos investimentos, e a instalação de novas plantas fotovoltaicas na região. Posteriormente, a chegada da Eneva, que instalou o Parque Solar entre 2020 e 2021, consolidou ainda mais o protagonismo da cidade no setor.

“Juazeiro está na vanguarda da energia limpa no Brasil, e fico feliz em saber que nossa decisão, lá atrás, foi um passo importante nesse caminho. Hoje, nossa cidade é reconhecida por produzir energia renovável de forma eficiente e sustentável, contribuindo para o futuro do país”, finaliza Renato Brandão.

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *