O vereador Allan Jones (PTC) utilizou a Câmara de Vereadores de Juazeiro para falar de indicações e sugestões que fez para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. O parlamentar criticou o novo redimensionamento realizado e destacou que as medidas ajudariam a resolver o problema crônico da saúde do município, principalmente a Atenção Básica.
“Apresentei algumas indicações e resolvi fazer um levantamento de algumas sugestões a serem realizadas principalmente na Atenção Básica do município de Juazeiro. Com a realização dessas ações ai eu entenderia e acreditaria que efetivamente a saúde iria melhorar consideravelmente”, disse.
Veja fotos das indicações abaixo:
Indicação I
“Estou sugerindo qualificar os profissionais dos hospitais municipais no primeiro atendimento em trauma. Quando a gente teve uma reunião da REDE PEBA, um dos gargalos é exatamente o serviço de traumatologia. Juazeiro resolveu há mais ou menos dois meses retirar o atendimento de traumatologia de pequena e média complexidade da UPA de Juazeiro e transferi-lo para o hospital SOTE”, pontuou.
“À noite a partir das 20 horas, os profissionais que vão receber os pacientes politraumatizados continuarão sendo os colegas médicos da UPA. E desde quando eu sou profissional do município, há mais de seis anos, eu nunca vi a gestão municipal nos dá um curso e capacitação, enquanto clínicos para recebermos estes tipos de pacientes”, continuou o vereador.
“Minha primeira indicação é nesse sentido e, a partir daí, eu acredito que a gestão por meio da pasta de saúde poderia falar nas citadas e supostas requalificações e redimensionamento. Não concordo porque esses procedimentos partiram exatamente com modificações que não aceito, na própria UPA do município, por meio da redução do corpo clínico e por meio da transferência dos serviços de pediatria em urgência e emergência para a UPA junto ao serviço de psiquiatria”, explicou Jones.
“Essas medidas não vão melhorar efetivamente a saúde do nosso município”, bradou.
Indicação II
“Outra indicação que fiz é implementar ações no controle da Hipertensão Arterial. Se o município fizer ações efetivas na educação reduzindo e prevenindo a quantidade de pacientes com pressão alta, orientando quanto a uma dieta balanceada, ao não uso do tabagismo, a realização frequente de atividade física, a gente vai evitar que aumente a incidência de pacientes com hipertensão e consequentemente o numero de infartos, AVCs e trombose. Aí sim eu acredito numa ação de requalificação e redimensionamento efetiva”, afirmou.
Indicação III
“Na terceira indicação eu acho que é importante a reestruturação do serviço de traumato-ortopedia no Hospital Regional de Juazeiro. Isso porque quando o Estado da Bahia resolveu acabar com o serviço no hospital SOTE, eu sei que ainda vem funcionando de maneira reduzida, não houve a criação de um sequer leito de traumato-ortopedia no HRJ”, comentou.
“Simplesmente houve a redução de algumas alas que foram substituídas por leitos de traumato-ortopedia, e ai fico a me perguntar se efetivamente não se ampliou o serviço, como vou pensar que estou melhorando com estas medidas a saúde do município?”, pergunta o parlamentar.
Apelo
“Então fica aqui nosso apelo, para que realmente haja um acordo, uma conversa ampliada e tenhamos, efetivamente, a criação de leitos para receber os pacientes”, finalizou Allan Jones.