Aberta pelo Presidente Alex Tanuri, com a leitura da Moção de Pesar em nome dos 21 vereadores e do Ato 04/2019 da Presidência, declarando vago o mandato ocupado por Joseilson Marcelino e convocando o suplente, a sessão especial de homenagem ao vereador falecido no dia 09 de outubro, com o plenário e a galeria lotada, foi de emoção e reconhecimento pelo trabalho realizado em dois anos e 10 meses de mandato.
Foram apresentados dois vídeos: Um com a mensagem e homenagem dos vereadores e outro, uma entrevista com Joseilson e depoimentos de moradores do bairro, com muita emoção e sinceridade. Joseilson fala de sua doença, da responsabilidade com o mandato e de seu compromisso em servir ao povo: “Nasci de novo! E quero viver para servir ao povo de Juazeiro”
Após os vídeos usou da palavra o Presidente do MDB de Juazeiro, Osanah Setúval, ressaltando a amizade de Joseilson, sua capacidade de doar-se e o compromisso com as comunidades, lembrando que o conhecera quando era secretário e Joseilson estava à frente de um protesto de moradores no Bairro em que morava e que ele foi filiado ao MDB por muitos anos.
Osanah Setúval entregou ao filho de Joseilson a ficha de filiação ao MDB, partido ao qual ele foi filiado por muitos anos.
Lembrando fatos e episódios, elogiando a atuação do vereador Joseilson e sua dedicação ao mandato, seu envolvimento com a questão da saúde pública, todos os vereadores usaram da palavra: Bené Marques, Neguinha da Santa Casa, Tia Célia, Jean Gomes, Anderson da Iluminação, Gleidson Medrado, Charles Leal, Tiano Felix, José Hilton e Anastácio.
Quem falou pela família foi o filho Igor. Da tribuna ressaltou a importância do pai pelas realizações na comunidade, agradeceu as manifestações de carinho e a todos que se manifestaram: “Fica o legado, fica a História, fica a marca dele dentro de Juazeiro. O sonho dele de ser vereador ele realizou” e garantiu “que o seu trabalho não para”.
A sessão foi encerrada pelo Presidente Alex Tanuri, que voltou a elogiar Joseilson e o trabalho que ele realizou na Câmara. A pedido do Presidente os presentes fizeram um minuto de silencio em sua memória.