A Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU, por meio da superintendência de Atenção Básica está com programação extensa de ações que contemplam a campanha Outubro Rosa em todos os postos de saúde do município. A finalidade da campanha é alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
A campanha ‘Outubro Rosa’ surgiu na década de 1990 dentro do contexto da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque e deste então, é promovida anualmente em várias cidades do mundo. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 o movimento inclui também a pauta sobre o câncer de colo do útero em diversos estados e municípios.
Juazeiro não fica fora desta campanha e diversas ações de sensibilização sobre a prevenção dessas doenças estão sendo reforçadas em todas as unidades de saúde do município. A programação do Outubro Rosa no município teve início no dia 03 e deve se estender até o dia 30 deste mês.
De acordo com o superintendente da Atenção Básica de Juazeiro, Gilberto Libório, essas ações evidenciam a importância da prevenção do câncer de mama e do colo uterino. “As unidades básicas de saúde foram implantadas em 1994 no Brasil, mas ainda existe muita resistência a exames como preventivos e mamografias, então esse é um momento muito importante para desmistificar mitos sobre esses procedimentos e desenvolver a confiança entre profissionais e usuários”, ressalta.
Na programação, as ações são voltadas principalmente às mulheres e incluem grupos de discussão, realização de preventivos, palestras sobre a prevenção de câncer de mama, colo de útero, saúde bucal e alimentos que aumentam o risco de câncer, cafés da manhã, sorteio de brindes, dinâmicas, músicas, rodas de conversa, realização de testes rápidos, imunização. Além disso, são realizadas atividades de educação física, atendimento médico para mulheres, zumba e práticas de relaxamento, caminhada nos bairros, atendimento odontológico, depoimentos de pacientes (superação do câncer e apoio familiar), exames clínicos das mamas e cadastros/ atualizações de CNS
Cássio Viana/ estagiário SESAU