Allan Jones denuncia má qualidade da água de Juremal; Através de pesquisa, vereador diz que há Coliformes Totais e Fenol em excesso e cobra resolução do problema à Prefeitura de Juazeiro – “População está em risco”

O vereador Allan Jones (PTC) denunciou na Câmara de Juazeiro, nesta segunda-feira (04), a má qualidade da água do Distrito de Juremal, em Juazeiro. O parlamentar em mãos de uma pesquisa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), destacou o grau de toxicidade, através dos produtos químicos e substâncias que estão na água local. Tal resultado demonstra que a população está sujeita a diversos tipos de doenças.

Jones também afirmou que diante do resultado da pesquisa, amanhã, terça-feira (05), a comunidade se reunirá para que as providências subsequentes sejam tomadas. Na ocasião, o vereador fez indicação à Prefeitura Municipal para melhorar abastecimento e resolver o problema da água no Distrito.

“Minha fala vai ser justamente de uma situação que a comunidade vem vivendo de desconforto já há um tempo, sendo que na semana passada nós obtivemos um resultado de uma pesquisa feita por meio do SENAI de uma série de produtos químicos e substâncias que contém na água de Juremal, a população está em risco”, pontuou Allan.

Mudança de abastecimento de água de Juremal

“Há mais ou menos uns dois meses, nós, filhos do Distrito de Juremal, reivindicamos e questionamos de forma veemente a mudança inesperada, não avisada à população, da sede da capitação da água do Distrito de Juremal. Naquele momento, o distrito era abastecido pela água fornecida pela Adutora Caraíba e por alguns motivos, que não se consegue explicar até hoje, houve uma mudança súbita sem convocar e pedir a opinião da população para a àgua do Canal do Tourão”, lembrou.

Pesquisa da qualidade da água

“Estivemos com alguns vereadores presentes, inclusive pessoas que tem experiência na pasta, como vereador Inaldo, além de Gleidson Medrado, Anderson da iluminação e Bertinho da Carnaíba e lá foi colocada a necessidade de submeter a água à análise, conforme conversa com o diretor da pasta, o Joaquim do SAAE”, complementou o vereador.

“Nós conversamos e aceitamos que um técnico do SAAE ia fazer a coleta e nós iríamos submeter a um órgão de responsabilidade como é o SENAI. E naquele momento, inclusive, alguns vereadores chegaram até a ingerir a água. Como não tínhamos um resultado, acreditamos na boa fé da Autarquia. Até porque eu não posso acreditar que a população de Juazeiro de forma irresponsável consuma água tóxica”, disse Jones.

Resultado da pesquisa

“Chegado o resultado, e ai não é o vereador Allan Jones que está inventando, não é a comunidade de Juremal que está inventando, o SENAI nos trouxe conforme combinado por este mesmo SAAE o resultado da Análise da água. E nós obtivemos alterações, infelizmente, inaceitáveis nos seguintes itens”:

Presença de Coliformes Totais

“É um absurdo, nós tivemos nesta amostra 30 a cada 100 ml de água, enquanto que o limite aceitável é a AUSÊNCIA. Não se pode entender e admitir que uma água de supostamente qualidade apresente Coliformes Totais. Isso é um absurdo e pode trazer as mais variadas doenças para a população que a consome”, denunciou o vereador.

Fenóis Totais

“Nesta mesma análise ficou comprovado que existem 0,025 de fenóis totais ml por litros de água, enquanto que o máximo permitido é 0,003. Portanto, quase 10 vezes a mais da quantidade máxima permitida”, lamentou.

Parecer do SENAI

“A gente foi atrás de um parecer elaborado por um laboratório, que diz: Tal contaminação leva em consideração a Portaria do Ministério da Saúde 005/2017 que estabelece a água destinada ao consumo humano em qualquer situação, incluindo fontes individuais incluindo poços, minas, e nascentes deve ter ausência de Coliformes Fecais, conforme a análise a pesquisa de Coliformes Totais apontou 30 por 100 ml de água. Os resultados obtidos indicam que a água pode ter sido contaminada por agentes patogênicos provenientes de dejetos humanos e/ou animais. Além de infecções intestinais, os coliformes podem estar envolvidos ou ter participação em diversas outras patologias como meningites, intoxicação alimentares, infecções urinárias, pneumonias”, citou.

Coliformes Totais: São bactérias consideradas os primeiros indicadores de contaminação fecal. A determinação destes coliformes totais em qualquer concentração assume importância como parâmetro indicador da possibilidade da existência de micro-organismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação por meio da água, tais como: febre tifoide, febre paratifoide, desinteira bacilar e cólera.

Fenol: é uma substancia orgânica corrosiva, irritante das membranas mucosas, potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins. Também é extremamente tóxico para animais como os gatos. A substância pode provocar em longo prazo câncer de diversos tipos.

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *