Os moradores do Distrito de Juremal, em Juazeiro, deram entrada na última sexta-feira (08), em uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) referente à má qualidade da água e abastece as residências da comunidade.
Na última semana o vereador Allan Jones (PTC) denunciou na Câmara Municipal, através de uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que mostrou o grau de toxicidade da água, através de produtos químicos e substâncias que estão na água local.
Na pesquisa o Senai destaca que a água possui 30 Coliformes Totais a cada 100 ml de água, o limite aceitável é ZERO. E também existem 0,025 de fenóis totais ml por litros de água, enquanto que o máximo permitido é 0,003.”Isso é um absurdo e pode trazer as mais variadas doenças para a população que a consome”, denunciou o vereador.
Com família e filho de Juremal, Allan Jones acompanhou os moradores ao MPE, durante a apresentação do documento elaborado pela comunidade contendo diversas assinaturas.
O documento pede que o MP tome providências para garantir à comunidade de Juremal água de qualidade, pois a mesma está imprópria para o consumo humano devido à presença de coliformes totais e fenol em excesso. Allan Jones também fez indicações ao Governo Municipal, para fins de melhoria de sua qualidade.
Problema da água de Juremal
Segundo Allan Jones – Sem motivos foi retirado um sistema de abastecimento por tubulação da Caraíba Metais para disponibilizar a chegada da água através de um canal de irrigação sem consultar os moradores. Esta água passa pelo perímetro irrigado do Tourão chegando a abastecer mais três comunidades: Curral Velho, Lajes e Cacimba. De acordo o resultado do exame elaborado pelo SENAI, com acompanhamento do próprio SAAE, a água é imprópria para consumo.