O vereador Anastácio (PC do B) utilizou a Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (19), para pedir à Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro a criação de um cadastro de pessoas que trabalham como motoboys na cidade. O objetivo é orientar os condutores quanto à direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito.
Dificuldades de emprego
“Sabemos que hoje as dificuldades são enormes, principalmente a questão de emprego. E muita das vezes a gente vê jovens atrás do primeiro emprego, não consegue, tira sua habilitação e passa a ser um motoboy’, lembrou.
“Nesta questão do delivery, entrega de pizzas, lanches, os motoboys se arriscam na noite e, geralmente, não são experientes. E a gente se depara muita das vezes com esses motoboys em alta velocidade para cumprir metas por que eles recebem por viagem, por entregas”, complementa.
Acidentes
“Muita das vezes acontece vários acidentes, quando não morrem, ficam com sequelas. Então aqui vai a minha sugestão. Estou entrando com uma solicitação junto a Câmara de Vereadores, ao Governo Municipal para que possa ser sensível através da CSTT para que possa fazer um cadastro deste jovem, dos motoboys que passam a noite entregando lanches”, alerta o vereador.
Cadastro para orientar
“Assim como a CSTT tem o cadastro de moto-taxistas, possam também ter um olhar diferenciado para os motoboys. Nós sabemos que são vidas e muita das vezes são ceifadas nas vias, nas curvas. Então, sabemos da importância de poder ter um olhar diferenciado e que a CSTT possa ter esse cadastro, o controle e até poder promover campanhas educativas de direção defensiva, primeiros socorros, legislação de transito. Isso é muito importante”, sugere.
“É uma categoria informal que precisa de atenção. Quando acontece um acidente, as filas da UPA, do Hospital Universitário, do Hospital Regional a maioria, muita das vezes, é através de acidente de moto”, finaliza Anastácio.