Seis alunas e alunos do Colégio Estadual Misael Aguilar Silva (CEMAS), situado no bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro, Sertão norte da Bahia, embarcaram na manhã desta segunda-feira (9), para participar 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Este ano a feira acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.
Idealizada em 2010, a FECIBA tem o objetivo de estimular a relação ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento e compõe as iniciativas de popularização das Ciências na Bahia, com a dinamização da produção científica.
No total, o CEMAS teve três projetos aprovados: “Composteira Escolar: ‘Até no lixão nasce flor’”; “Manual de reúso: produção de um manual de reutilização de embalagens do cotidiano”; e “Reaproveitamento de alimentos: uma atitude sustentável”. Cada projeto é composto por uma dupla de alunos.
Além do CEMAS, alunos do Centro Territorial De Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP) de Juazeiro também tiveram projetos aprovados: “Uso da geladeira de peltier para armazenamento e locomoção de medicamento” e “O uso do lúdico na abordagem dos malefícios causados a saúde pelos produtos ultraprocessados”.
Nesta edição da FECIBA, foram submetidos 1002 projetos de iniciação científica, dos quais foram selecionados 240 para apresentação. A ação alcançou 138 unidades escolares, de 26 Núcleos Territoriais de Educação, em 85 municípios. Os projetos foram desenvolvidos por estudantes e professores orientadores do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino. Dentre os principais temas abordados, destacam-se meio ambiente, sustentabilidade e empreendedorismo social.
Fonte: Preto no Branco