Nesta terça-feira (03), a secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro, recebeu na sede da Sesau representantes da equipe do Laboratório Municipal (Lacen). Na pauta, o planejamento para 2020, as ações de melhorias no atendimento aos usuários do SUS no município, a valorização dos profissionais da unidade e ainda sobre os fluxos para atividades diante de suspeitas do coronavírus – COVID 19.
Acompanhada pela superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta e pelo diretor de Vigilância Klynger Farias, a secretária Fabíola ouviu atentamente os profissionais do Lacen, Vandeglécia Cardoso e Handerson Fabrício, ao tempo em que ressaltou o compromisso da gestão Paulo Bomfim com toda a saúde de Juazeiro, lembrando que em 2019 o município investiu acima do mínimo exigido de 15% na área, aplicando 22,59% dos recursos, o que totalizou R$ 57.318.000,00.
“Os desafios são grandes e diários, mas estamos conseguindo entregar uma saúde mais digna para a população. Esse é o nosso compromisso. Sabemos da importância do Lacen como laboratório central responsável pelos procedimentos dos diversos tipos de exames, sempre com eficácia e profissionalismo. O trabalho da equipe já é exitoso, mas podemos e vamos melhorá-lo ainda mais com investimento e ainda mais valorização dos profissionais”, explanou.
O Laboratório Municipal de Juazeiro tem uma importante função na saúde pública, pois realiza exames em tempo hábil e de acordo com os protocolos do Estado e do Ministério da Saúde. “São quase 600 procedimentos realizados ao mês, entre coletas e análises, além de realizar plantões de urgência e emergência para a UPA e os hospitais públicos e privados de Juazeiro”, destacou Tatiane Malta.
Confira os serviços ofertados pelo Lacen
– Baciloscopia para Tuberculose
– Baciloscopia para Hanseníase
– Cultura de Tuberculose;
– Coleta de sangue nas unidades de Saúde da Família (Caravana da Saúde);
– Coleta de sangue para realização de Carga viral (pacientes de Hepatite e HIV);
– Material coletado para realização dos procedimentos no Lacen em Salvador:
- Sorologia para Chagas
- Cultura Teste de Sensibilidade
- Leishmaniose canina
- Sorologia para dengue
- Sorologia para chikungunya
- Sorologia para zika
- Sarampo
- Sorologia para HTLV
- Meningite
- Sorologia para Leishmaniose visceral
- Sorologia para Toxoplasmose
- Sorologia para Citomegalovírus
- Sorologia para Hepatites
- Sorologia para Colinesterase
- Sorologia para rubéola
- Sorologia para varicela
– Material coletado para realização dos procedimentos no Lacen Municipal:
- Leishmaniose visceral
- Orientações à equipe da rede hospitalar e epidemiológica quanto à coleta e o procedimento técnico;
– Atendimento domiciliar e hospitalar para coleta de agravos.
O Laboratório Municipal funciona na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, N° 5, no Centro. Mais informações pelo telefone 3611 7307.
Por Luiz Hélio/Sesau