Em Juazeiro as estratégias para prevenção e enfrentamento do novo Coronavírus são alinhadas diariamente entre o prefeito Paulo Bomfim e o Comitê de Saúde. O município foi o primeiro da Bahia a realizar capacitações para as equipes da rede municipal que atuam diretamente nas unidades médicas da atenção básica e da atenção especial. Além disso, também foi um dos primeiros a decretar as medidas de isolamento social visando conter a propagação da Covid-19.
Com o avanço cada vez mais intenso das contaminações pelo novo Coronavírus no Brasil, que até o final desta segunda-feira (06) tem registrado 12.056 infectados e 553 mortes, a Prefeitura de Juazeiro tem se planejado para o cenário da fase de busca por tratamento de pacientes em estágio crítico da doença.
Multisetorial, o Comitê é formado por representantes da gestão municipal, sendo presidido pela secretária da Saúde Fabíola Ribeiro e conta com representante da Câmara de Vereadores — através do presidente Alex Tanuri — como também com a participação do médico infectologista Washington Luís, que passa as orientações técnicas para embasamento das ações definidas.
“Alinhado às medidas restritivas e de isolamento social, agora estamos trabalhando para conseguir a ampliação de leitos e até mesmo abrir um hospital de campanha. Dialogo todo dia com Rui Costa e o governador tem sinalizado positivamente no sentido de reforçar a oferta de leitos utilizando uma de nossas unidades. Dessa forma nos antecipamos visando oferecer o maior número de vagas para internações daqueles que necessitarem”, destacou o prefeito, concluindo ainda com um apelo aos cidadãos.
“Estamos trabalhando duro para evitar uma propagação desse vírus em larga escala e com isso não termos um colapso na saúde do município. Porém, o maior reforço nessa luta ainda é a prevenção e por isso pedimos a todos e todas que fiquem em casa e sigam as orientações de higienização”, completa o prefeito.
A secretária Fabíola elencou as prioridades desenvolvidas pela gestão municipal. “Todo o nosso planejamento é feito pensando previamente em cada etapa que iremos passar. Já conseguimos organizar a nossa rede para a primeira fase que foi a identificação, a indicação de quarentena e o acompanhamento dos casos suspeitos ou confirmados. Agora estamos nos preparando para ampliar os leitos, já que a fase mais crítica do contágio ainda virá. O prefeito tem atuado firmemente nesse sentido e, com o apoio do Estado, esperamos logo alcançar também essa meta”, ressaltou.
Enquanto são realizadas as ações práticas de atuação da rede de saúde e o planejamento para as fases seguintes do enfrentamento da pandemia, continuam vigorando os decretos de isolamento social mantendo abertos somente os serviços essenciais já amplamente divulgados. No momento, apenas o transporte público sofre alteração e volta a funcionar no horário convencional. “Essa medida foi adotada para diminuir a aglomeração de passageiros que se formou por conta do horário reduzido. Portanto, a partir desta terça-feira (07) as linhas de ônibus voltam a funcionar nos horários regulares”, informou o procurador Geral do Município Eduardo Fernandes.