Para que os trabalhadores e trabalhadoras pudessem ser atendidos neste momento de pandemia em decorrência da Cobiv-19, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco disponibilizou meios online, para orientações sobre o Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Carteira do Trabalho Digital e retomou, desde o dia 14 de abril, os atendimentos presenciais das unidades do Sine (Sistema Nacional do Emprego) do Estado. Em Petrolina e em todo o estado, o atendimento presencial é exclusivo para quem precisa dar entrada no Seguro-Desemprego e só pode ser realizado após pré-agendamento online.
Segundo o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, a partir desta terça-feira (28), serão disponibilizadas mais vagas de agendamento, os trabalhadores poderão agendar a partir do dia 19 de maio até o dia 30 de junho. “Até o dia 18 de maio, todas as vagas para os atendimentos nas Agências do Trabalho foram preenchidas. As vagas são distribuídas conforme a demanda de cada município. Em Recife, maior agência do Estado, foram ofertadas 150 fichas diárias, e 15 nas demais agências. O número de fichas pode ser ajustado dependendo do fluxo de atendimento naquele município, como é o caso da agência de Caruaru, que hoje está atendendo 25 pessoas por dia”, ressaltou.
O secretário Álvaro ainda pontuou a importância de seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como o uso e máscaras, que, após o Decreto do governador Paulo Câmara, que entra em vigor na segunda-feira 27, torna obrigatório o uso de máscaras para trabalhadores em atendimento ao público e recomenda o uso para toda a população que precise sair de casa.
Desde o retorno no dia 14 até o dia 24 de abril, nestas duas semanas de atendimento presencial, quase 4.300 trabalhadores conseguiram ter acesso ao benefício do Seguro-Desemprego. Já no teleatendimento, cerca de 5.670 pessoas puderam tirar dúvidas e receber orientações de como obter o benefício pelos meios online. Porém, em determinados casos algumas pessoas ainda estão com divergências de dados, o que as impossibilita dar entrada no seguro via internet.
“Estamos acompanhando de perto todo o funcionamento para não sobrecarregar o sistema e poder oferecer mais vagas de agendamento para a população. Queremos ajudar ao máximo os trabalhadores pernambucanos, principalmente nesse período difícil de pandemia. Muitas pessoas estão perdendo os seus empregos por conta do isolamento social e estão encontrando dificuldades em requerer o Seguro-Desemprego pela internet, isso ocorre pelos mais diversos motivos, seja por inconsistências de dados nas bases do Governo Federal ou por dificuldade no acesso às plataformas”, afirmou o secretário do Trabalho Alberes Lopes.
Ao solicitar o Seguro-Desemprego pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador ou trabalhadora pode se deparar com algumas notificações. Entenda o que deve ser feito nestes casos:
Aguardando Confirmação do Posto – É necessário entrar em contato com a Superintendência Regional do Trabalho através do WhatsApp (81)9 99601213 ou; agendar o atendimento presencial pelo site: seteq.pe.gov.br (Agendamento Online). É possível tirar dúvidas também pelo e-mail: boavista@seteq.pe.gov.br;
Código de saque de FGTS divergente – É necessário entrar com um RECURSO pelos mesmos canais digitais (portal gov.br ou aplicativo da Carteira de Trabalho Digital), anexando a documentação solicitada, quando for o caso;
Divergência no nome/ nome da mãe/ CPF/sexo – É necessário enviar o número do PIS e cópia do RG ou Habilitação, para o e-mail: boavista@seteq.pe.gov.br;