O vereador Lourival Quirino (PCdoB) pediu o apoio dos colegas durante sessão remota ordinária, realizada nesta terça-feira (04), para que aprovem projeto de sua autoria voltado para capacitar professores e funcionários de escolas públicas e privadas na área de primeiros socorros.
Segundo o vereador, “este projeto é de suma importância para nosso município que torna obrigatória a capacitação em condições básicas de primeiros socorros, professores e funcionários desses estabelecimentos da educação básica”, destacou. Ele ainda citou o exemplo que aconteceu no ano de 2019, no Colégio Municipal Paulo VI, quando uma determinada aluna apresentou convulsão indo à óbito. “Na época, professores e funcionários não tinham noção básica de primeiros socorros, e se tivesse, talvez a pessoa estivesse em nosso meio, ou estudando no colégio”.
“Temos que dar condições para que essas pessoas estejam preparadas para salvar vidas, evitando assim que casos idênticos possam acontecer. Elas apenas darão os primeiros socorros até a chegada de uma equipe especializada em saúde. O objetivo não é salvar apenas a vida de alunos, mas pode ser de um professor ou funcionário. Peço ao presidente desta casa para que coloque o mais rápido possível este projeto para que pessoas sejam habilitadas através desse curso de primeiros socorros”, reforçou o vereador.
Ele lembrou ainda que esse curso “não vai onerar o município porque já temos a equipe do SAMU e Corpo de Bombeiros. Conversei o Comandante Tarcísio que se mostrou interessado em participar deste projeto, assim como também com a secretaria de educação, senhora Normeide que sinalizou total interesse neste projeto”.